2021/08/06

Apple promove apps "chulice" - que nem fazem nada

Depois de ser acusada de conivência com apps fraudulentas na App Store, a Apple é apanhada a promover apps bastante duvidosas que cobram subscrições absurdas e nalguns casos nem fazem nada.

A Apple tem antagonizado muitos developers independentes, que muitas vezes se deparam com a infeliz situação de ter apps clones a copiarem apps que atinjam alguma popularidade, e que muitas vezes conseguem obter mais destaque na App Store que as próprias apps legítimas. Mas agora a coisa sobe de nível, com a Apple a chegar ao ponto de criar um artigo de destaque a apps que serão, no mínimo, duvidosas - e que até incluem uma app que cobra uma subscrição e que não faz nada!



Promovidas como apps de "relaxamento", algumas destas apps cobram subscrições de mais de $10 por semana. Por um lado, pode dizer-se que não é estranho ver a Apple a promovê-las, já que recebe comissão destas subscrições, e foi precisamente a Apple que incentivou fortemente os developers a abandonarem a política de vender as apps a preço reduzido e, em vez disso, começarem a apostar nas subscrições como forma de rendimento continuado. Mas há limites para tudo, e o facto da própria Apple reconhecer que meteu água foi confirmado pela rápida remoção desta secção de promoção destas apps, assim que alguém fez a crítica no Twitter.

Quantos desgraçados não terão caído na esparrela de acreditar que uma app promovida pela Apple era uma boa escolha, e agora estarão a pagar mais de $500 por ano por uma app que não faz nada?

1 comentário:

  1. No início da App store também havia uma app que custava 999$, mas só os "desgraçados" é que compravam

    ResponderEliminar