2021/08/17

EUA preparam lei para exigir abertura das app stores

Os EUA preparam legislação que obrigará empresas como a Apple e Google a permitirem um acesso alternativo às suas plataformas, sem pagamento das comissões que exigem nas suas app stores oficiais.

O dia que a Apple mais teme pode estar a chegar no seu próprio país, com a proposta de lei "Open App Markets Act" que exigirá que as empresas tecnológicas permitam o acesso alternativo às suas plataformas sem que se seja forçado a utilizar as suas app stores oficiais. Uma medida que teria maior impacto sobre a Apple, uma vez que no Android já é possível instalarem-se apps directamente sem passar pela Play Store, incluindo app stores alternativas à da Google.

Já no lado da Apple, o acesso aos iPhones e plataforma iOS tem sido algo que a Apple tem mantido sob o seu controlo com "unhas e dentes", com apenas a excepção da comunidade jailbreak, que continua a não abdicar de fazer com que os iPhones e iPads sejam dispositivos onde possam instalar o que bem entenderem e não apenas o que a Apple permite (muitas vezes com apps e alterações ao sistema que depois acabam por ser copiados pela Apple).

Não se espera que a Apple esteja disposta a deixar que isto seja aprovado sem usar todo o seu poder e influência para mudar a proposta da maneira que achar mais conveniente, mas tendo em conta que esta é uma luta que está destinada a repetir-se em diversos países e regiões, incluindo a UE, as probabilidades da Apple conseguir vencer em todos eles parecem ser reduzidas. Veremos de que forma é que isto irá transformar o panorama iOS, ou se se limitará a ser uma opção que acaba por ter pouca expressão prática, com a maioria das pessoas a preferir manter-se na App Store (tal como muitos o fazem nos Android com a Play Store, mesmo tendo opção para lojas alternativas).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]