2021/08/21

Facebook escondeu relatório de transparência do 1º trimestre por não ser muito abonatório

O Facebook parece ter descoberto que a "transparência" só é boa quando revela as coisas que são do seu interesse, tendo escondido o relatório do primeiro semestre pouco abonatório quanto aos conteúdos mais populares.

Recentemente tivemos direito a um relatório de transparência do Facebook, que revela coisas como os conteúdos mais populares e a sua origem. Mas os mais curiosos poderão ter achado estrado que o relatório do segundo trimestre não tenha sido precedido por um relatório no primeiro trimestre; e agora descobriu-se que afinal o Facebook tinha preparado esse relatório, mas optou deliberdamente por não o revelar, pois não pintava uma boa imagem do Facebook.

Se no relatório mais recente os artigos mais populares eram receitas e fotos "fofinhas" de animais, no primeiro trimestre o artigo mais popular era de um artigo que acusava a vacina Covid-19 de ter causado a morte de um médico. Revelava também que uma página de teorias da conspiração anti-China era a 19ª página mais popular de todo o Facebook. Dados que o Facebook optou por não revelar para não gerar polémica, e que levou a alterações do seu algoritmo para deixar de promover esse tipo de conteúdos.

Assim é fácil ser "transparente"... basta só mostrar as coisas quando coincidem com aquilo que se quer mostrar, e esconder quando não são tão abonatórias quanto se desejava.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)