2021/08/17

FlickType desiste do teclado para iPhone

O FlickType, teclado para invisuais, vai desistir da sua versão iOS por estar farto do tratamento que lhe tem sido dado pela Apple.

O caso do teclado FlickType é mais um que poderá ser usado como exemplo para a necessidade de se ter uma forma alternativa de distribuição que dispense a App Store e as implicâncias da Apple. O FlickType podia ser bastante popular e útil entre os invisuais e pessoas com visão reduzida, mas tem estado envolvido em litígio com a Apple há bastante tempo, tendo até chegado a processar a Apple por abuso de poder. Uma situação que terá complicado ainda mais a relação entre ambas, e que pode ajudar a perceber porque motivo a Apple não tem facilitado - ou até mesmo dificultado - a vida desta app na App Store.

Numa actualização destinada a resolver algumas coisas para o futuro iOS 15, a Apple voltou a rejeitar a app com a desculpa de que o teclado não funciona sem o modo "full access". Um motivo que tinha usado anteriormente para rejeitar o teclado, e que tinha sido demonstrado ser completamente falso, com a Apple a alterar a sua decisão. No entanto, parece que a memória é curta, e este motivo voltou a ser usado injustamente, mas desta vez sendo a "gota de água" que fez com que o developer deste teclado desista de tentar lutar com uma empresa que faz o que lhe apetece sem qualquer respeito pelos developers ou utilizadores - nem sequer respondendo às suas inúmeras tentativas de contacto.

Será compreensível que a Apple não seja muito receptivo a este developer que já tinha feito várias queixas no passado. Mas seria preciso ter em conta que essas queixas resultarem de um desespero de não obter uma resposta válida quanto a diversos aspectos que atormentam milhares de developers, e que passam por coisas como as rejeições aleatórias e injustas, ou pela Apple nada fazer quanto a apps fraudulentas que tiram partido da popularidade de algumas destas apps para lançarem clones falsos que em certos casos até ficam melhor posicionados nas pesquisas do que as apps originais.

Se isto não servir como motivo perfeito para que a Apple seja forçada a permitir a instalação de apps por fora da App Store, não sei que mais será preciso.

1 comentário:

  1. Sinceramente, nada vai mudar... O que é mais interessante? Ajudar meia dúzia de cegos ou aferir mais lucro? Lucro é tudo para uma empresa, ainda mais a Apple que é conhecida por inflacionar seus produtos a níveis estratosféricos

    ResponderEliminar