2021/03/19

FlickType processa Apple por abuso de poder na App Store

Os criadores do teclado FlickType para Apple Watch estão a processar a Apple por abuso de poder na sua App Store e de prejudicar activamente os developers.

Depois de terem alertado para todo o vasto cenário de apps fraudulentas que floresce na App Store, com apps que se fazem passar por outras apps populares tentando ludibriar os utilizadores, e que à conta disso conseguem facturar milhares de dólares por mês; os developers do FlickType oficializam o seu descontentamento com um processo formal contra a Apple.

Os developers sentem-se particularmente injustiçados pois tiveram honra de apresentar a sua app à Apple e receberam elogios pela mesma, em 2019, mas aquilo que deveria ter sido uma relação amigável rapidamente descambou para um percurso complicado, com a Apple a inventar obstáculos e mais obstáculos, que adiaram a chegada da sua app à App Store por quase um ano. E quando a app, um teclado que facilita a escrita no Apple Watch por pessoas cegas ou com visibilidade reduzida, começaram a surgir as cópias fraudulentas, com avaliações falsas para ficarem melhor posicionadas que a app verdadeira, e sem que a Apple desse qualquer resposta a isso.

O processo alega que a promessa da Apple de que a App Store é "um local seguro e de confiança, concebido para facilitar a vida aos developers e fomentar a distribuição dos seus produtos" não passa de uma fachada, que na prática não oferece qualquer segurança ou confiança; e que ao invés disso, deixa apps fraudulentas facturarem livremente, prejudicando as apps legítimas que decidiram copiar.


Actualização: Após meses a sofrer abusos, o FlickType desiste e vai abandonar o iOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)