2021/08/02

Google Play com etiquetas de privacidade em Abril 2022

Depois da Apple, também a Google se prepara para tornar obrigatórias etiquetas de privacidade nas apps na Google Play Store a partir de Abril de 2022.

A crescente sensibilização pública para as questões da privacidade têm pressionado os gigantes tecnológicos a dedicarem mais atenção a essa questão - que tradicionalmente poderiam preferir deixar ficar longe do escrutínio público. A Apple foi a primeira a adicionar etiquetas de privacidade às apps na App Store, e em breve o mesmo acontecerá com a Play Store da Google, mais concretamente, a partir de Abril de 2022.

A ideia é dar aos utilizadores uma visão mais clara sobre o tipo de dados que são recolhidos, com que objectivo, e potencialmente partilhados, pelas apps.

A medida é sempre positiva, apesar da maioria das pessoas tratar esta informação como mais uma das muitas coisas que opta por ignorar. Pelo menos deixarão ter a "desculpa" de dizer que não sabiam que determinada app recolhia tudo e mais alguma coisas sobre si, por isso não estar indicado de forma facilmente visível. Algo que nos leva à questão seguinte: de que a existência destas etiquetas não é garantia de que as empresas estejam a dizer a verdade. Uma app pode dizer que só recolhe uma coisa e que não partilha esses dados, e na verdade recolher muito mais informação e estar a vender isso a dezenas de empresas de tracking.

As etiquetas acabam por ser apenas tão válidas quanto a confiança que acharem que o developer que criou a app merece.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)