2021/08/25

Messenger faz 10 anos e ganha novidades

O Messenger do Facebook está a celebrar o 10º aniversário com a chegada de algumas novidades: como efeitos nas frases, partilha de contactos, e até oferta de prendas reais através do Facebook Pay.

Embora por um lado o Facebook esteja a adicionar novamente as chamadas e mensagens à app principal do Facebook para que não seja necessário o Messenger, por outro está também a tentar fazer com que os utilizadores prefiram manter o Messenger por causa das funcionalidades acrescidas. Funcionalidades que vão incluir coisas como efeitos nas frases, em que se pode seleccionar uma frase e definir um emoji que preencherá o ecrã sempre que a enviarmos (como por exemplo, emojis festivos sempre que se escrever "happy birthday"; ou a partilha de contactos.
O Facebook diz que a sua visão para o Messenger é fazê-lo evoluir para um "serviço universal" que interliga todas as diversas vertentes e plataformas disponibilizadas pelo Facebook; algo que parece soar um pouco como os mega-serviços de mensagens que se popularizaram na China, como o WeChat, a partir dos quais se pode fazer tudo, desde pedir um táxi a encomendar comida ou enviar dinheiro. Talvez por isso o FB faça regressar as chamadas e mensagens básicas à sua app principal, em preparação para quem não quiser lidar com a complexidade (e versatilidade) adicional que o Messenger irá ganhar ao longo dos próximos meses.

Considerando que já na Play Store o Messenger já ultrapassou os 5 mil milhões de downloads, não será de admirar que o Facebook queira tirar partido dessa imensa base de utilizadores para tentar replicar o sucesso das apps de mensagens mais abrangentes.

1 comentário:

  1. Tanta tralha e foram remover a opção que permitia procurar por mensagens não lidas.

    ResponderEliminar