2021/08/24

Notícias do dia

Xiaomi vai abandonar marca Mi; Bug nos OnePlus ocupa gigabytes de espaço; Play Store vai apresentar avaliações por país; iPhone sem sensor de impressões digitais no ecrã para breve; Rimac Nevera bate recorde dos 400 metros e oblitera Tesla Model S; e ainda as muitas dificuldades de fazer um jogo.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

Google e Apple aliam-se contra intenções da Coreia do Sul exigir pagamentos alternativos nas app stores

Conseguem imaginar alguma coisa em que a Apple e a Google estejam em acordo? Não haverá muitas, mas proteger os seus interesse e lucros é garantidamente uma delas. Por isso, ambos estão a pedir ao governo dos EUA que intervenha nas intenções da Coreia do Sul de exigir a abertura dessas apps stores a formas de pagamento alternativos que escapem ao pagamento das comissões tradicionais.

Ambas as empresas têm estado envolvidas em fortes pressões para impedir que medidas idênticas sejam aplicadas nos EUA, e agora vê-se a que nível essa preocupação chega, ao quererem usar o próprio peso do governo dos EUA como forma de pressão sobre intenções idênticas de outros países. Vai ser interessante ver no que tudo isto vai resultar, especialmente quando parece ser cada vez mais inevitável que essa abertura venha mesmo a ser exigida.


SpaceX já vendeu 100 mil terminais Starlink

O projecto Starlink da SpaceX continua a avançar a alta-velocidade, e a empresa de Elon Musk anunciou que já superou os 100 mil terminais Starlink vendidos, numa altura em que a sua constelação já conta com mais de 1700 satélites no espaço.

Embora sejam ainda apenas uma pequena fracção dos 30 mil satélites que pretendem ter no espaço, esse volume poderá ser acelerado assim que a sua Starship estiver pronta para ser usada, permitindo o lançamento de lotes maiores de uma só vez e tornando o processo de criação desta constelação ainda mais económico, relativamente falando. Uma economia de escala que dificilmente poderá ser acompanhada pelos seus concorrentes, e que deixa a SpaceX numa posição invejável para dominar a internet via satélite durante as próximas décadas.


Facebook volta a adicionar chamadas e mensagens à app principal

Não é só a Google que sofre de síndrome de indecisão no que diz respeito às apps e serviços. Depois de ter retirado as chamadas e mensagens da app principal do Facebook, redireccionado os utilizadores para a app Messenger, o Facebook muda de ideias e faz voltar essas funcionalidades à app principal sem que se seja obrigado a ter o Messenger instalado.

A ideia será, segundo os responsáveis do Facebook, evitar estar a saltar constantemente entre duas apps. Muito bem, mas então, porque é que decidiram que obrigar a usar duas apps seria uma boa ideia?


Playdate mostra o que tem no intereior

A curiosa consola portátil Playdate já foi alvo do habitual tratamento de desmontagem do iFixit, revelando tudo o que se esconde no seu interior, incluindo a sua original manivela que trará uma nova forma de interacção aos jogos que irá disponibilizar.

A manivela tem funcionamento puramente magnético, sem engrenagens mecânicas, o que é uma boa notícia em termos de longevidade e resistência aos "abusos" inevitáveis que poderão surgir em níveis mais difíceis. De resto, com o seu hardware modesto, composto por um CPU ARM de 180 MHz, ecrã de 400x240 pixeis, 16 MB de memória e 4 GB de capacidade, irá seguramente relembrar que um jogo não tem que ocupar 50 ou 100 GB para ser divertido.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira consola de jogos a usar CDs foi a TurboGrafx-16 / PC Engine, através da expansão CD-ROM² System lançada em Dezembro de 1988.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)