2021/08/25

Notícias do dia

Alemanha muda para Cell Broadcast após lentidão dos SMS de emergência (como os que usamos por cá, a peso de ouro); Messenger faz 10 anos e ganha novidades; como estão a ser os 10 anos de Tim Cook à frente da Apple; Samsung vai bloquear remotamente Smart TVs que foram pilhadas na África do sul; Google Maps relembra que utiliza localização dos utilizadores; e botnet adiciona centenas de milhares de produtos com chips Realtek à conta de SDK vulnerável.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

OnlyFans recua na proibição dos conteúdos para adultos

Depois de ter anunciado que iria proibir os conteúdos para adultos e causar um tumulto na sua comunidade, que conta com uma forte componente desse sector, o OnlyFans anuncia que vai suspender essa proibição.
A plataforma anteriormente tinha dito que a proibição estava a ser imposta pelos bancos e plataformas de pagamento, que ameaçaram cortar-lhes o acesso se não removessem os tais conteúdos; mas aparentemente conseguiram arranjar forma de manter os indispensáveis pagamentos. Agora falta saber é se conseguem manter a confiança de todos os criadores que por lá andavam, e que se saíram traídos com o anúncio inicial da proibição, sem que tivessem qualquer voto na matéria.


Cerebras promete revolução na AI com o seu mega-chip

A Cerebras continua a trabalhar no seu mega-chip (ou deverá ser hiper-chip?) com 850 mil cores e com o qual promete revolucionar o campo da inteligência artificial. Para se ter uma ideia, um GPU complexo conta com algo 54.2 mil milhões de transístores... mas o Cerebras Wafer Scale Engine 2 tem 2.6 biliões!

Com este chip a Cerebras diz que consegue executar uma rede neural com 120 biliões de ligações, substancialmente mais que os maiores modelos usados actualmente, com "apenas" 1 bilião. E pensar que daqui por algum tempo poderemos ter potências equivalentes a correr em chips nos nossos smartwatches, ou até implantados nas nossas cabeças - quem sabe?


Musk diz que FSD 9.2 "não presta"

Para uma funcionalidade que deveria estar "quase quase" a ser lançada, as coisas não parecem estar assim tão próximas do mundo real. Elon Musk partilhou que a versão FSD 9.2 beta não estava nada bem; mas depois sossegou os fãs no dia seguinte, dizendo que a versão 9.3 já estava bastante melhor. O objectivo será a utilização do mesmo sistema de AI para conduzir tanto nas auto-estradas e vias rápidas como nas estradas locais, mas sendo algo que obrigará a retreinar todo o sistema neuronal.




xCloud a caminho das Xbox

A MS aproveitou a Xbox Gamescom para confirmar que o serviço de jogos xCloud, já disponível para smartphones, tablets e PCs, vai também ficar disponível nas Xbox Series X|S. Com isso, será possível jogar jogos Xbox, numa Xbox, sem ter que os instalar, via streaming directo da cloud. Será uma excelente maneira de ter acesso a jogos que se queiram experimentar sem que se tenha que sofrer com o download de 50 ou 100 GB, ou ter espaço ocupado para jogos que apenas pretendemos jogar ocasionalmente e não de forma regular.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Xbox original foi lançada em 2001 nos EUA e 2002 na Europa, sendo a primeira consola de jogos da Microsoft e partilhando grande parte da arquitectura com os PCs de então.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]