2021/08/21

NASA suspende contrato lunar com SpaceX (outra vez)

Desculpem a sensação de déjà-vu, mas a NASA voltou a suspender o contrato lunar com SpaceX por causa de novo processo da Blue Origin.

Em Maio, no seguimento da decisão da NASA de optar pela SpaceX como empresa externa encarregada de desenvolver os novos módulos lunares para o regresso à lua em 2024, a Blue Origin apresentou uma queixa que levou à suspensão do contrato. A Blue Origin perdeu e os trabalhos foram retomados, mas Jeff Bezos avançou com novo processo.

Procurando resolver o caso o mais rapidamente possível, a NASA aceitou suspender voluntariamente os trabalhos com a SpaceX, se todas as partes envolvidas concordassem em acelerar o processo de litígio de modo a que tudo fique definitivamente resolvido até 1 de Novembro - como forma de evitar atrasos mais prolongados numa missão que já tem poucas probabilidades de conseguir cumprir o objectivo de regressar à lua em 2024.

Mesmo que tudo isto se resolva, ainda há muitos outros problemas que a NASA terá que enfrentar e resolver, como as demoras sem fim do foguete SLS (que ainda nem sequer voou uma única vez), ou os novos fatos espaciais, que também estão em risco de não ficarem prontos a tempo da data pretendida.

2 comentários:

  1. O Jeff Bezos tem mesmo mau perder. Em relação aos fatos, a SpaceX já disse que poderia conceber se a NASA quisesse. E acredito que consigam fazer algo inovador.

    ResponderEliminar
  2. Algo normal, também acontece em PT com contratos publicos, quem perde tenta fazer com que o que ganha não ganhe.

    ResponderEliminar