A Blue Origin não gostou que a NASA tivesse escolhido apenas a SpaceX para o projecto do próximo módulo lunar e apresentou uma reclamação formal que levou à suspensão do projecto. Conhecendo-se o "mau perder" de Jeff Bezos, nem sequer foi surpresa que viesse para a praça pública dizer que até estava disposto a investir 2 mil milhões do seu próprio dinheiro no projecto (mas não referindo que, mesmo com esse valor, o seu projecto continuava a ser bastante mais caro do que a proposta vencedora da SpaceX).
Mas agora, o GAO (Government Accountability Office) já divulgou a decisão referente à reclamação, e mantém que a NASA fez tudo como devia ao atribuir o projecto unicamente à SpaceX. É que apesar das intenções iniciais de querer ter duas empresas distintas, estava contemplado que a NASA poderia optar por escolher apenas uma, como acabou por fazer.
GAO 💪
— Elon Musk (@elonmusk) July 30, 2021
Apesar dos muitos avanços feitos pela Blue Origin, e a sua inegável capacidade, a verdade é que, por agora, a Blue Origin se limitou a fazer "voos de brincadeira" até ao espaço; nem sequer tendo atingido sequer voos orbitais. Já a SpaceX, tem feito múltiplos lançamentos orbitais por mês, já levou astronautas até à ISS e de regresso; e continua a desenvolver a sua Starship a ritmo acelerado, cuja tecnologia será também utilizada para o módulo lunar. Do lado da NASA, a escolha parecia óbvia, e agora ficou reconfirmado que fez a decisão acertada.
Actualização: Jeff Bezos avança com processo contra a NASA.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)