2021/08/04

SwiftKey com copy-paste partilhado entre smartphone e PC

Apesar das restrições que o Android tem aplicado ao copy-paste a mais recente versão beta do SwiftKey permite partilhar o copy-paste entre smartphones e PC Windows.

É extremamente frustrante querer partilhar no smartphone algo que se tem no PC, ou vice-versa. A sincronização da área de transferência do SwiftKey vem dar uma ajuda, permitindo que as coisas que se copiaram no smartphone ou PC estejam sincronizadas automaticamente com o outro dispositivo.

Para isso, para além de usar (por agora) o SwiftKey beta, será preciso activar também a opção de sincronização do histórico do clipboard na app, e também nas definições do Windows em System > Clipboard. Será também preciso fazer login com a conta Microsoft.
Ficamos com acesso aos últimos elementos copiados, que são automaticamente eliminados ao fim de uma hora; com excepção para os elementos que se marcarem manualmente para que fiquem disponíveis permanentemente (útil para coisas de uso frequente, como moradas).

Dito isto, será sempre estar consciente do potencial risco acrescido de ter coisas sensíveis como passwords ou outros códigos a passarem pela cloud e a serem partilhados em diversos dispositivos. Preocupações que já levaram o Android a restringir as apps que podem ter acesso ao clipboard (como as apps em background), mas que contém a excepção para o caso dos teclados - motivo pelo qual o SwiftKey pode oferecer esta funcionalidade.

Considerando a péssima experiência que tenho tido com o Gboard em modo multi-língua, que nos últimos meses parece estar mais a "desaprender" e a obrigar a perder tempo a corrigir praticamente todas as palavras do que a facilitar a vida, começo a pensar seriamente se não deverei regressar ao SwiftKey...


Actualização: já é oficial para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)