2021/08/29

Telescópio espacial James Webb conclui testes pré-lançamento

A NASA anunciou que o muito aguardado (e atrasado) telescópio espacial James Webb concluiu os testes, ficando aprovado para o transporte para o local de lançamento.

Aproxima-se o momento crítico do lançamento do James Webb para o espaço, mas antes de lá poder chegar ainda terá que superar uma longa viagem até à Guiana Francesa, onde será montado num foguete Ariane 5, considerado dos mais fiáveis de todos os tempos. Uma viagem que o levará pelo canal do Panamá e que também faz contemplar a possibilidade de ficar sujeito ao ataque de piratas.


Depois de ser lançado, demorará quase um mês até que o James Webb chegue ao ponto em que deverá ficar, e depois iniciar-se-á o complicado processo de abertura do telescópio que resultará em mais três semanas de terror em que uma sequência de dezenas de operações terá que ser concretizada sem qualquer falha. E se tudo correr bem, seguir-se-ão meses de calibrações e testes, que farão com que se só para o meio de 2022 é que possa começar a mostrar o que vale quando comparado com o velhinho Hubble.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)