2021/09/08

Notícias do dia

Apple revela iPhone 13 a 14 de Setembro; DJI Osmo Mobile 5 combina estabilizador com selfie stick; WiZ revela novas lâmpadas; WhatsApp vai deixar esconder "last seen" de algumas pessoas; Play Store destaca duas apps para Wear OS que já nem existem; e sanitas inteligentes vão monitorizar saúde dos cidadãos.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um cartão de memória microSD SanDisk de 200GB.

Google apresenta monitores para o Google Meet

Sem fim à vista para o trabalho remoto a partir de casa, a Google apresenta dois monitores pensados para o Google Meet e videoconferências: os Series One Desk 27 e Series One Board 65, produzidos pela Avocor sob o programa Series One da Google. Infelizmente, apesar de até correrem Chrome OS, estes modelos não podem ser usados como computadores independentes, sendo usados exclusivamente para videoconferência, tendo coisas como câmaras abrangentes de 100º com possibilidade de fazer zoom e seguir os utilizadores.

E tendo em conta que mesmo o modelo mais barato começa nos 2 mil dólares, depressa fica comprovado que não são produtos destinados ao consumidor final, mas sim para empresas onde a utilização das videoconferências seja suficientemente frequente ao ponto de justificar máquinas dedicadas como estas.


Gmail vai fazer chamadas sem precisar do Meet

A Google está a reforçar a sua táctica de injectar serviços no Gmail, como forma de facilitar o seu acesso (ou de tentar garantir que os utilizadores as usam mesmo que não estejam dispostos a instalar apps adicionais). Quem tiver o Gmail vai ter também o Google Meet completamente integrado, podendo fazer chamadas para os seus contactos via Google Meet, directamente a partir da app Gmail sem necessidade de ter a app Google Meet instalada.

Se será uma medida bem recebida ou visto como um abuso de tentar impingir serviços que não se desejam utilizar (a Google não poderá criticar os utilizadores que já tiverem perdido toda a confiança nos seus serviços de comunicação, depois de toda a situação com o Hangouts), isso vai depender de cada um. Mas, seja como for, não será possível escapar a uma app Gmail cada vez mais atulhada de funcionalidades que vão para além daquilo que seria suposto fazer: tratar dos emails.


Apple Pay usado apenas por 6%

Dos EUA chega-nos um estudo curioso, que revela que o Apple Pay é usado por apenas 6% das pessoas que o activaram nos seus iPhones.

Apesar de se poder imaginar que, quem se dá ao trabalho de activar o Apple Pay, depois lhe desse uso, parece que a esmagadora maioria das pessoas continua a preferir o sistema tradicional de pegar no seu cartão para fazer os pagamentos - potencialmente com os cartões contactless a também terem contribuído para isso, ao facilitarem o processo. Também se pode dar o caso de algumas tentivas iniciais falhadas feitas com o smartphone possam ter feito com que os utilizadores simplesmente não queiram arriscar, optando pelo forma tradicional que trabalha sem chatices.


Austrália responsabiliza plataformas pelos comentários dos utilizadores

Os tribunais australianos deram uma reviravolta no princípio de funcionamento da internet, dizendo que as plataformas sociais como o Facebook poderão ser responsabilizadas e processadas pelos comentários dos seus utilizadores.

Embora o caso ainda esteja longe de estar terminado, várias plataformas sociais já vão alertando para um potencial desfecho que que muitos sites possam ser forçados a encerrar as secções de comentários, pois será demasiado arriscado sujeitarem-se a processos por algo que qualquer pessoa lá possa escrever. Aliás, os comentários poderão tornar-se numa arma, em que sejam publicados comentários propositadamente difamatórios só para causarem problemas aos sites em questão.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: As primeiras sanitas com sistema de descarga por água surgiram em 1596, mas só se começariam a tornar mais comuns séculos mais tarde, a partir de 1851.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)