2021/10/22

MacBook Pro 16 vai ter modo "turbo"

O novo MacBook Pro 16 com chip M1 Max vai ter direito a um modo "turbo" exclusivo de alto-desempenho.

Os chips M1 Pro e M1 Max elevam as capacidades do chip M1 para novos níveis, com o M1 Max a poder ter até 64 GB de RAM. Mas além do seu desempenho já elevado, o MacBook Pro 16 com M1 Max vai ter direito a um modo exclusivo de alto-desempenho chamado "High Power mode".

Embora não sejam revelados detalhes técnicos, este modo refere que coloca a máquina em modo optimizado para lidar com processamento intensivo, e que também poderá fazer aumentar o nível de ruído da ventoinha.


A procura por mais potência é algo que acompanha os computadores praticamente desde o início. Logo na geração dos IBM PC originais começamos a ter computadores com botão "turbo", que duplicavam a velocidade, mas mantendo a possibilidade de se manter a velocidade antiga lenta para efeitos de compatibilidade com programas que não funcionassem bem a velocidades aceleradas (imagine-se hoje em dia, um botão que desse um aumento de 100% no desempenho! :)

Hoje em dia isso evoluiu para os diferentes perfis de desempenho, onde os utilizadores podem escolher prestações mais modestas e prolongar a autonomia, ou favorecer o desempenho à custa de autonomia reduzida. Neste caso do MacBook Pro 16, não sabemos ainda se o modo High Power estará disponível em modo portátil ou se obrigará a ter o portátil ligado ao carregador. E fica também a pergunta sobre porque motivo a Apple terá achado que se justificava este modo especial, em vez de simplesmente o activar automaticamente no caso de tarefas intensivas. Mas isso poderá dever-se à filosofia de pensamento da marca - a mesma que diz que o notch não rouba espaço ao ecrã, mas é o ecrã que aproveita espaço às margens - preferindo ter o CPU a funcionar limitado e disponibilizar um modo de "alto desempenho", do que ter o CPU a funcionar ao máximo desempenho e disponibilizar um modo de "baixo desempenho".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)