2021/10/22

Google Meet com mute remoto de participantes

O Google Meet vai finalmente ter a funcionalidade que deveria ter tido logo de origem: a possibilidade de silenciar participantes de forma permanente.

É simplesmente ridículo que, num software de videoconferência, o organizador da chamada não tenha a capacidade para silenciar ou suspender o vídeo de qualquer um dos participantes, funcionalidade indispensável nos casos em que um dos participantes estiver - por exemplo - a inundar a videochamada com ruído de fundo. No início do ano a Google lá adicionou a capacidade do organizador fazer mute a todos os participantes, mas com estes a poderem voltar a activar os microfones por sua iniciativa. Mas agora, finalmente, o Google Meet ganha o controlo que era desejado.

A partir de agora o organizador da chamada poderá silenciar o microfone e desactivar a câmara de cada participante em separado, mas sem que eles possam reactivá-los a não ser que o organizador o permita.

Foram inúmeras as vezes em que, durante a fase de confinamento da pandemia Covid-19, com as aulas dos alunos do primeiro ciclo a serem feitas remotamente, via os professores desesperados no Google Meet por haver um dos alunos cujo computador estava a fazer feedback, ou em que se ouviam os pais a berrar, ou cães a ladrar; com os professores a pedirem insistentemente que os respectivos alunos silenciassem os microfones, sem sucesso em grande parte dos casos, perdendo valioso tempo de aula que poderia / deveria ter sido usado de forma mais produtiva. Porque motivo foi preciso esperar quase dois anos para que esta funcionalidade de controlo remoto do mute chegasse, isso não consigo explicar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)