2021/10/12

Notícias do dia

Em Espanha a Ion Mobile dá 20 GB de dados móveis por €11.75; preocupações quanto à resistência dos dobráveis da Samsung com relatos de que o Galaxy Z Flip3 parte o ecrã na dobra; Magic Leap está de regresso com novos óculos Magic Leap 2 com ecrã que pode escurecer; Linux para o Windows 11 chega via Microsoft Store; drone solar Airbus Zephyr Solar bate recorde de altitude; e MS e Nvidia treinam modelo AI com 530 mil milhões de parâmetros.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não deixes de participar no passatempo gadget da semana que desta vez te pode valer um Ganha um tapete para rato XL RGBtapete para rato XL RGB cheio de estilo.

App do Instagram com avisador de falhas de serviço

Depois do problema que fez desaparecer todos os serviços do Facebook durante horas, o Instagram está a preparar um alerta de problemas na app.

A ideia será manter os utilizadores informados mesmo no caso de falhas catastróficas como a que se verificou, que foi tão abrangente que fez com que milhões de pessoas pensassem que tinham ficado completamente sem internet, por não conseguirem aceder a nenhum dos seus serviços habituais (Facebook, WhatsApp, Messenger, Instagram, etc.) Resta esperar que este sistewma de alerta de problemas consiga resistir e manter-se funcional de caso de outra falha deste tipo, senão não vai ser de grande utilidade.


Hyper lança hubs USB-C dual-screen para MacBooks M1

A Hyper tem novos hubs USB-C que dão resposta a quem quiser trabalhar com os seus MacBooks M1 em sistemas multi-monitor. Os seus novos hubs HyperDrive Dual 4K HDMI 3-in-1 e 10-in-1 prometem ambos poder ligar um MacBook a dois monitores 4K em simultâneo, sem necessidade de drivers especiais.

Claro que, como em tudo, há algumas limitações. Além do preço elevado de 129 e 199 dólares destes hubs, apenas um dos monitores 4K poderá funcionar a 60 Hz, com o outro a ficar limitado a uma frequência máxima de 30 Hz. Ainda assim, não deixa de ser uma opção a considerar para quem quiser ter o seu portátil M1 ligado a dois monitores 4K, podendo organizar as coisas de forma a colocar os conteúdos mais estáticos no monitor a 30 Hz e manter as coisas de uso mais dinâmico no de 60 Hz.


Samsung lança SSD 980 Pro para PS5

A Samsung não demorou a lançar um modelo do seu popular SSD 980 Pro destinado para a PS5, que inclui um dissipador à medida para a consola da Sony.

A PS5, tal como a PS4, é uma das poucas consolas que facilita a expansão da capacidade interna da consola com a troca dos discos e SSDs. No caso da PS5 temos acesso a um slot M.2 para adicionar um SSD, sendo recomendável que tenha capacidade para manter um desempenho mínimo de 5.5 GB/s em leitura. Coisa que este 980 Pro faz com facilidade, com velocidades anunciadas de 7 GB/s em leitura e 5.1 GB/s em escrita. Nos EUA o modelo de 1 TB tem um preço anunciado de 250 dólares, e o de 2 TB implica investir 450 dólares.


MS enfrentou ataque DDoS de 2.4 Tbps

A MS disse ter conseguido enfrentar o maior ataque DDoS de sempre na sua cloud Azure, que atingiu um pico de 2.4 Tbps - superando o ataque de 2.3 Tbps enfrentado pela AWS o ano passado.

Os ataques DDoS (Distributed Denial of Service) consistem na utilização de milhares de dispositivos a fazerem pedidos continuados contra o servidor ou serviço alvo, de modo a ultrapassarem a sua capacidade de resposta. Neste caso foram contabilizados mais de 70 mil pontos de origem a enviar comunicações, que normalmente consistem numa botnet - uma rede de dispositivos infectados com malware, que podem incluir computadores, routers, e outros smart devices, e que podem seguir as instruções do atacante. Um tráfego de 2.4 Tbps é equivalente a receber 300 GB por segundo, facilmente se percebendo como poderá causar o caos num sistema que não esteja preparado para lidar com isso.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O ZX Spectrum tinha um CPU Zilog Z80 a funcionar a uns pacatos 3.5 MHz cerca de mil vezes menos do que a frequência de funcionamento dos CPUs actuais (3.5 GHz).

1 comentário:

  1. "Um tráfego de 2.4 Tbps é equivalente a receber 300 GB por segundo" coisa pouca!!! Ainda bem que não têm os servidores em Portugal ou os ISP's nacionais explodiam.

    ResponderEliminar