2021/10/08

Notícias do dia

Estudo mostra Portugal com dados 4G/5G dos mais caros; Google desafia Apple a suportar RCS nos iPhones; MS explica como desactivar TPM 2.0 para instalar Windows 11; Apple quer CarPlay com acesso a sistemas dos carros; Google com afinador de guitarras na web; e regras das compras in-app da App Store são abusivas - diz tribunal holandês.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo gadget da semana que desta vez te pode valer um muito prático cubo de tomadas múltiplas com USB.

Google Big Moments quer acompanhar acontecimentos em tempo real

Depois de ter angustiado os sites noticiosos com a apresentação de excertos de notícias, a Google prepara-se para os fazer entrar em pânico com o seu "Big Moments" - uma funcionalidade que promete compilar inteligentemente notícias sobre grandes acontecimentos que estejam a decorrer, em tempo real.

No fundo, trata-se da Google fazer o mesmo trabalho editorial de escolha de notícias à medida que elas vão acontecendo; algo que até aqui tem sido feito manualmente pelos utilizadores em plataformas mais imediatas como o Twitter ou, com um pouco mais de atrasos nas redes sociais, às quais se seguem as notícias nos sites noticiosos tradicionais. O grande problema é que isto dará ainda mais poder à Google, que durante anos tem demonstrado uma fraca capacidade de lidar com desinformação, e abre este Big Moments a potenciais formas de manipulação.

Aliás, de forma relacionada...


Google impede anúncios em conteúdos que neguem alterações climáticas

Depos de muitos anos a ignorá-los, a Google dá finalmente um pequeno sinal de preocupação com aquilo que prolifera no YouTube, anunciando que deixará de pagar pela publicidade em conteúdos que neguem as alterações climáticas.

Note-se que os conteúdos continuarão a existir e estar disponíveis, contribuindo para toda a proliferação de mitos e falsidades (será preciso recordar toda a comunidade que continua a facturar à custa de coisas como os apologistas da "Terra Plana"?). Ou seja, acaba por ser: continuem a fazer o que fazem e a trazer pessoas para cá que depois cliquem noutros vídeos, mas agora não pagamos nada por isso - obrigado.


Cloudflare livra-se de ser penalizado por conteúdos de outros

A Cloudflare livrou-se de um caso que pretendia responsabilizá-la pelos conteúdos dos sites que utilizam os seus serviços. A Cloudflare é uma CDN (Content Delivery Network) que facilita que sites pequenos consigam lidar com grandes volumes de tráfego (entre muitas outras coisas), e havia um processo que queria responsabilizá-la pelos conteúdos desses mesmos sites. Felizmente, neste caso houve sensatez do juiz, que considerou que tal não fazia sentido.

Por outro lado, não será seguro assumirmos que esta sensatez se manterá. Na Austrália já se começaram a responsabilizar entidades pelos comentários que forem deixados nas páginas do Facebook, obrigando a maioria delas a fechar os comentários para não se arriscarem a situações complicadas.


Hackers alteram Twitch com rosto de Jeff Bezos

Os visitantes do Twitch foram surpreendidos por ver a cara espantada de Jeff Bezos em diversos locais do site, numa situação que se prolongou durante várias horas.

O caso segue-se à divulgação do código-fonte do Twitch, que revela detalhes internos do seu funcionamento que facilitam este e outros tipos de ataque, assim como informação sobre quanto dinheiro recebem os streamers mais populares. Neste caso em concerto não parece ter havido alteração do site em si, mas simplesmente um ataque que alterou a cache das imagens utilizadas no site, fazendo com que mostrassem o rosto Jeff Bezos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O vídeo mais longo no YouTube prolonga-se por mais de 596 horas, sendo necessários mais de 24 dias para ser visto - para quem tiver paciência de ver um simples padrão a mudar de cores de vez em quando.

2 comentários:

  1. Comparar o acto de negar as alterações climáticas com o negar que a terra é redonda, é típico de quem só lê "as gordas" e não se dá ao trabalho de investigar uma única coisa.

    Carlos, o seu destino é precisamente este: ser parte da manada, defender ideias que 99% defendem, usar apenas lugares comuns e ser uma ovelha no rebanho controlado pelos lobbies e governos internacionais.
    Em suma, uma vida de mediocridade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se negar a ciência não é semelhante a ignorar a ciência (que diga-se de passagem os governos andaram e andam a ignorar) então por favor ilumine-me com a sua luz de pastor, para que eu traga o rebanho.

      Mas obrigado por este momento humorístico

      Quanto à mediocridade ou não do Carlos...tu continuas a vir ler o blog dele com artigos escritos por ele acho que fala muito sobre o sucesso ou insucesso...

      Eliminar