2021/10/26

Photoshop e Illustrator ganham versão web

A Adobe está a preparar uma versão do Photoshop e Illustrator que correm directamente no browser, dispensando instalações.

A Adobe apresentou mais uma série de novidades para o Photoshop, que reforçam o seu estatuto de referência na área da edição de imagens e tornando possíveis todo o tipo de coisas que mal se poderiam acreditar há uma década atrás. Mas aquela que potencialmente será mais transformadora será o facto da Adobe se juntar ao grupo que lança apps em versão web.

Vamos ter um Photoshop e um Illustrator que poderá ser utilizados directamente a partir do browser, o que será mais uma excelente demonstração das incríveis capacidades dos browsers e da web moderna, e que nos aproxima de um futuro onde não se tenha que lidar com instalações de programas que ocupam gigabytes - ou, posto de outra forma, tornar estes programas mais acessíveis, podendo ser executados até em máquinas mais modestas.

Por agora o acesso será feito através de uma fase beta privada e, tratando-se de produtos da Adobe, também não será surpresa que estes Photoshop e Illustrator para a web só fiquem disponíves para os subscritores do serviço Creative Cloud.

Felizmente, estamos também muito bem servidos com alternativas gratuitas, como o Photopea, o editor de imagens na web que tem presença permanente numa tab aberta no meu browser.

1 comentário:

  1. É para ajudar a acabar com as versões piratas e cracks e etc...

    ResponderEliminar