2021/11/15

Apple compra publicidade em nome das apps para desviar utilizadores para a App Store

Vários developers estão a acusar a Apple de comprar secretamente publicidade em nome das suas apps, para que os utilizadores sejam direccionados para a App Store em vez dos sites respectivos.

Os developers estão a descobrir o "reverso da medalha" da alteração - forçada - das regras na App Store, em que a Apple passou a deixar que as apps incluíssem links para sites externos onde possam fazer pagamentos. Até agora, os developers nem sequer podiam fazer isso - mas, estão a descobrir que a aparente simpatia da Apple não vem sem custos associados.

Alguns deles estão a descobrir que a Apple está a comprar publicidade em nome das suas apps, para que quem pesquisar por elas sejam direccionado para a App Store em vez dos sites das apps - e dessa forma ficando encaminhados para que os pagamentos sejam feitos através da App Store, com a respectiva comissão a favor da Apple.

Por agora a Apple parece estar a focar-se nas apps que têm subscrições de valor mais elevado, onde tem mais a ganhar. E ao fazê-lo prejudica duplamente os developers, por um lado ganhando comissão nos pagamentos, por outro lado aumentando o custo da publicidade, por terem que competir com campanhas já existentes (por parte da Apple). E se estão a pensar que deveria ser simples a uma empresa impedir que outra fizesse publicidade em nome de um produto seu, será fácil imaginar que no contrato para colocar as apps na App Store haverá uma qualquer cláusula que dá à Apple a liberdade de o poder fazer se assim o entender.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)