2021/11/15

Microsoft bloqueia EdgeDeflector para forçar a utilização do Edge

A Microsoft está a regressar a velhas tácticas, bloqueando o EdgeDeflector que permite trocar o Edge por outros browsers no Windows 11.

Quando se pensava que a MS estava numa nova era de abertura, com a aproximação ao Linux e tantas outras coisas, eis que no Windows 11 parecem estar a sofrer um retrocesso. Primeiro, tornando bastante mais complicado o processo de trocar o browser "default" do sistema, e agora chegando ao cúmulo de bloquear o EdgeDeflector, um pequeno utilitário que permite contornar a situação da MS insistir em abrir algumas coisas no Edge mesmo quando se definiu outro browser como sendo o browser do sistema.

Já é suficientemente absurdo que a MS nos force a utilizar o Edge quando se faz uma pesquisa na taskbar, por exemplo, em vez de utilizar o browser que se disse expressamente que se quer utilizar. Mas é ainda mais inacreditável que se sinta ameaçado por um utilitário que faz esse serviço pelos utilizadores.

Parece que estamos a precisar de nova dose das exigências europeias, que a MS já sentiu na pele mas se parece ter esquecido, quando foi forçada a incluir um ecrã de selecção de browsers no processo de pós-instalação de um Windows.

... E já agora, que também obriguem a dar uma opção real e efectiva de não se enviar qualquer dado para a MS, em vez de limitar as opções a "enviar muita coisa" ou "enviar um pouco menos coisas"! (Que, se se quiser resolver, também obriga a utilizar utilitários adicionais.)

1 comentário: