2021/11/20

DuckDuckGo lança App Tracking Protection para Android

O DuckDuckGo lançou nova funcionalidade que bloqueia o tracking excessivo feito por muitas apps, em Android.

Depois da "polémica" (para os anunciantes e vendedores de publicidade) decisão da Apple de perguntar aos utilizadores se davam autorização para as apps fazerem tracking da sua actividade no iOS, temos o DuckDuckGo a replicar algo idêntico no sistema Android.

O App Tracking Protection bloqueia o acesso das apps a trackers externos, impedindo a recolha excessiva - e muitas vezes completamente despropositada - de dados pelas apps.
Basicamente, é o equivalente a um "ad-blocker", mas que em vez de se limitar ao funcionamento dentro de um browser, vai funcionar também para as demais apps que se utilizam, e que normalmente têm total liberdade para fazerem todo o tipo de tracking que desejarem. Aliás, basta relembrar que muitas delas, só por estarem instaladas, fazem milhares de comunicações ao longo de poucos dias, mesmo quando não são utilizadas.

Infelizmente, a forma como isto é feita volta a ser através do uso uma pseudo-VPN, que neste caso não redirecciona o tráfego dos utilizadores, mas é usada para conseguir detectar e bloquear os acessos aos trackers independentemente da app que se utilize. Algo que se torna incompatível com a utilização de uma VPN real.

Ainda assim, será mais um serviço a ter em conta por quem prefere reduzir ao mínimo os excessos de tracking que infelizmente se tornaram tão comuns que actualmente até são considerados "normais".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]