2022/11/17

App Tracking Protection do DuckDuckGo disponível para todos

Após um ano em versão beta limitada, o DuckDuckGo disponibiliza o App Tracking Protection para todos os utilizadores Android.

Embora ainda esteja em fase beta, o App Tracking Protection fica agora disponível para todos os utilizadores Android que o quiserem experimentar.
O App Tracking Protection bloqueia o acesso das apps a trackers externos, impedindo a recolha excessiva - e muitas vezes completamente despropositada - de dados pelas apps.
Basicamente, é o equivalente a um "ad-blocker", mas que em vez de se limitar ao funcionamento dentro de um browser, vai funcionar também para as demais apps que se utilizam, e que normalmente têm total liberdade para fazerem todo o tipo de tracking que desejarem. Aliás, basta relembrar que muitas delas, só por estarem instaladas, fazem milhares de comunicações ao longo de poucos dias, mesmo quando não são utilizadas.

Infelizmente, a forma como isto é feita volta a ser através do uso uma pseudo-VPN, que neste caso não redirecciona o tráfego dos utilizadores, mas é usada para conseguir detectar e bloquear os acessos aos trackers independentemente da app que se utilize. Algo que se torna incompatível com a utilização de uma VPN real.

Ainda assim, será mais um serviço a ter em conta por quem prefere reduzir ao mínimo os excessos de tracking que infelizmente se tornaram tão comuns que actualmente até são considerados "normais".


1 comentário:

  1. Fiquei a saber que a app de bloqueio de outras apps que uso passa imensa informação minha para o Facebook. Isto quando já nem tenho conta de Facebook aos anos.

    ResponderEliminar