2021/11/15

Facebook acha que sabe o que os utilizadores querem ver - melhor que eles

Muitas das polémicas do Facebook poderiam ser evitadas se se limitasse a mostrar o que os utilizadores escolhem ver, mas o Facebook tem a convicção que sabe decidir melhor que eles no feed que apresenta.

Existem muitas coisas "más" que o Facebook potencia a nível da recolha e análise de dados sobre os utilizadores. Mas há uma que podia ser facilmente evitada, não fosse a arrogância e paternalismo com que lida com os seus utilizadores.

Muitos dos problemas que têm sido imputados ao Facebook dizem respeito à forma como amplifica notícias falsas e tóxicas. Mesmo uma pessoa que nunca tenha escolhido seguir esse tipo de conteúdos, ou tenha interesse neles, irá levar com eles inevitavelmente, e tudo por culpa do "algoritmo" do Facebook que decide aquilo que os utilizadores devem ver.

Tudo isso poderia ser evitado se se regressasse às origens, e o Facebook se limitasse a apresentar as coisas que os utilizadores escolheram seguir expressamente. Algo que hoje em dia perdeu todo o valor, pois o Facebook acha que sabe melhor que os utilizadores aquilo que eles querem ver. Ao ponto de nem sequer oferecer uma opção "a sério" para isso - os utilizadores podem escolher ver os "conteúdos mais recentes" em vez dos sugeridos pela ordem do Facebook, mas essa opção é apenas temporária, desaparecendo assim que se sair do Facebook. Quando se regressar, estaremos novamente no "mundo que o Facebook acha que é melhor para nós".

Não seria mesmo nada difícil deixar que essa opção passasse a ser mantida de forma permanente, e deixar-se da arrogância de querer impingir aquilo que diz ser melhor para os utilizadores. Não há nada de mais arrogante do que ignorar o que os utilizadores escolhem fazer, com a desculpa de que não sabem o que fazem - e neste grupo incluo também o abuso da app do YouTube, que por mais que insista em usar em modo incógnito, sempre que a ela regresso passado uns tempos, me informa que "tomamos a liberdade de desligar o modo incógnito". Não, meus caros, se eu quisesse desligar o modo incógnito na app, desligava eu!

5 comentários:

  1. Se usarem o Fluff Busting (FB) Purity, a opção fica para sempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Desconhecia esta extensão. Bastante útil.

      Eliminar
  2. Estou de acordo com o artigo, são extremamente irritantes as opções que o facebook tomam, no entanto, acho que não é o "melhor para nós" mas o melhor para eles. A atitude deles já me levou várias vezes a pensar em apagar a conta, qualquer dia, é o dia :D.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu apaguei a minha há uns anos e nunca mais senti a falta.
      Só tenho pena que as pessoas sejam tão reticentes a trocar o Whatsapp pelo Signal que até dá para enviar SMS também.

      Eliminar
  3. Uma das coisas que mais me chateia no FB neste momento é o facto de que removeram a opção de filtrarmos as mensagens privados por "não lidas", para podermos responder ao que está em espera.

    ResponderEliminar