Falar da morte de pessoas pode não ser o tópico mais agradável, mas é de importância crítica quando se tem em conta todo o manancial de informação digital que hoje se esconde por trás de logins e passwords, e que se arriscam a ficar inacessíveis para os seus familiares e herdeiros. São muitas as histórias de famílias que, para além de terem que lidar com uma morte, se vêem na ingrata situação de não conseguirem entrar nos dispositivos do falecido. E é para tentar evitar isso que a a Apple avança com os Legacy Contacts.
Com o Legacy Contacts os utilizadores podem designar até cinco pessoas que poderão aceder à sua conta iCloud após o seu falecimento, e assim conseguir ver as fotos, documentos, e compras efectuadas - coisas que anteriormente poderiam não ser acedidas nem mesmo com documentos do tribunal a atestar os herdeiros. Ainda assim, mesmo com este processo simplificado, continuará a ser necessário apresentar uma certidão de óbito para a Apple dar o acesso.
Para quem já estiver no iOS 15.2 e quiser activar estes contactos, terá que:
- Ir a Settings > [your name] > Password & Security (em iOS)
- System Preferences > Apple ID > Password & Security (num Mac)
- Em "Legacy Contact" seguir as instruções para adicionar um contacto, que poderá ser alguém do grupo Family Sharing, ou outra pessoa, adicionada via email ou número de telefone
- Notificar os contactos e partilhar uma chave de acesso Messages. Se aceitarem, ficarão com a chave guardada no seu Apple ID de forma automática (que será necessária para aceder à conta) - senão, será preciso guardarem-na de outra forma.
Também a Google disponibiliza uma forma dos utilizadores deixarem o seu "legado digital", configurando o envio de emails no caso de não acederem à conta durante um determinado período de tempo.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)