2021/11/11

iOS 15.2 vai activar Legacy Contacts para lidar com morte de utilizadores

A transferência de dados de utilizadores que morram será mais fácil nos iPhones e iPads a partir do iOS 15.2 com o Legacy Contacts.

Falar da morte de pessoas pode não ser o tópico mais agradável, mas é de importância crítica quando se tem em conta todo o manancial de informação digital que hoje se esconde por trás de logins e passwords, e que se arriscam a ficar inacessíveis para os seus familiares e herdeiros. São muitas as histórias de famílias que, para além de terem que lidar com uma morte, se vêem na ingrata situação de não conseguirem entrar nos dispositivos do falecido. E é para tentar evitar isso que a a Apple avança com os Legacy Contacts.

Com o Legacy Contacts os utilizadores podem designar até cinco pessoas que poderão aceder à sua conta iCloud após o seu falecimento, e assim conseguir ver as fotos, documentos, e compras efectuadas - coisas que anteriormente poderiam não ser acedidas nem mesmo com documentos do tribunal a atestar os herdeiros. Ainda assim, mesmo com este processo simplificado, continuará a ser necessário apresentar uma certidão de óbito para a Apple dar o acesso.
Para quem já estiver no iOS 15.2 e quiser activar estes contactos, terá que:
  1. Ir a Settings > [your name] > Password & Security (em iOS)
  2. System Preferences > Apple ID > Password & Security (num Mac)
  3. Em "Legacy Contact" seguir as instruções para adicionar um contacto, que poderá ser alguém do grupo Family Sharing, ou outra pessoa, adicionada via email ou número de telefone
  4. Notificar os contactos e partilhar uma chave de acesso Messages. Se aceitarem, ficarão com a chave guardada no seu Apple ID de forma automática (que será necessária para aceder à conta) - senão, será preciso guardarem-na de outra forma.

Também a Google disponibiliza uma forma dos utilizadores deixarem o seu "legado digital", configurando o envio de emails no caso de não acederem à conta durante um determinado período de tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)