2021/11/19

MediaTek apresenta Dimensity 9000

A MediaTek apresentou o seu mais recente chip topo de gama, o Dimensity 9000, com o qual espera ficar na linha da frente a par da Qualcomm e demais fabricantes.

Para começar, a MediaTek cumpre com a promessa feita, de que este novo chip seria feito com tecnologia de 4 nm. O Dimensity 9000 utiliza o mais recente e avançado processo de 4 nm da TSMC, e estreia um dos novos núcleos Cortex-X2 de alto desempenho, podendo chegar aos 3.05 GHz. Esse núcleo é acompanhado por três Cortex-A710 a 2.85GHz, e quatro Cortex-A510 mais poupados a funcionar até 1.8GHz. O GPU escolhido é Arm Mali-G710 com 10-cores, e ainda temos um APU de 5ª geração da MediaTek para aceleração de funções de A.I., que a empresa promete ser quatro vezes mais rápido e eficiente que a geração anterior.
Mas ainda há mais, temos um ISP (para gestão das câmaras) Imagiq Gen 7, capaz de suportar imagens de até 320 MP(!) e transferências de 9 gigapixels por segundo, modem 5G integrado com suporte 3GPP Release 16, e suporte para o mais recente WiFi 6E. No campo das estreias, este será também o primeiro chip a suportar Bluetooth 5.3.

Agora é só esperar pelo primeiro smartphone a chegar ao mercado com ele, para mostrar o que vale no mundo real, sendo que o novo topo de gama da Qualcomm também será apresentado ainda este mês. Entre os chips da MediaTel, Qualcomm e Samsung, as coisas deverão andar muito próximas a nível do CPU, havendo apenas apostas diferentes na parte do GPU e processadores acessórios (AI, ISP, etc.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)