2021/11/27

Tesla perde mil milhões de euros da UE

A Tesla vai perder apoios de valor superior a mil milhões de euros para a fábrica de baterias na Europa, devido a atrasos no projecto.

Tesla e "atrasos" são palavras que muitas vezes andam juntas, mas desta vez podemos estar perante um dos mais dispendiosos atrasos de sempre, e que pode nem ser por culpa da Tesla. A Tesla tinha em vista um apoio comunitário de valor superior a 1.1 milhões de euros para a construção uma nova fábrica de baterias na Alemanha, mas uma das cláusulas para que isso acontecesse era a necessidade de ser "inovação industrial", devendo ser uma fábrica onde fosse feitas baterias que ainda não são produzidas em nenhuma outra fábrica da Tesla - ou seja, as novas baterias 4680.

O problema é que as habituais questões burocráticas têm atrasado o projecto por vários meses, e em resultado disso é provável que a Tesla tenha outras fábricas a dar início à produção em volume destas baterias, invalidando as condições para a obtenção dos desejados apoios.

Pela parte positiva, esses apoios ficarão disponíveis para outras empresas - o que me parece uma maneira simpática de dizer que, muito provavelmente, acabarão por ir para uma empresa germânica, como o grupo VW, Mercedes ou BMW, que também irão precisar inevitavelmente de ter fábricas de baterias para dar resposta ao aumento da produção dos automóveis eléctricos.

1 comentário:

  1. Honesto seria essas empresas germânicas também terem que ... inovar como foi exigido à Tesla...
    Mas ambos sabemos que isso não acontecerá. ;-)

    ResponderEliminar