2021/11/06

WhatsApp na web sem smartphone ligado

O WhatsApp está finalmente a acabar com uma das suas mais ridículas limitações, passando a permitir o uso na web sem que o smartphone principal esteja ligado.

Há algum tempo que o WhatsApp permite que se utilize o serviço na web, mas sendo necessário que o smartphone permaneça ligado. Algo bastante irritante quando se fica sem bateria no smartphone, e que inviabiliza a utilização do serviço no caso do smartphone ser roubado e desligado. Mas agora isso vai ser eliminado, sendo possível associar até quatro equipamentos que poderão continuar a usar o serviço sem necessidade do smartphone principal estar online.
Todos os conteúdos continuarão a estar encriptados, mas por qualquer motivo estes dispositivos secundários só irão funcionar por um máximo de 14 dias após a última ligação do smartphone.

Por agora esta funcionalidade continua a estar em modo beta, mas podem aceder-lhe a partir da última versão do WhatsApp para Android e iOS, activando-a na secção "Linked Devices".

... Não deixa de ser curioso / triste que a Google tenha matado o Hangouts com a ânsia de criar um serviço de mensagens como o WhatsApp, que apenas precisava do número de telefone - mas que tinha como (grande) limitação só poder ser usado num único dispositivo; e agora se veja o WhatsApp a seguir lentamente no sentido de fazer aquilo que se tinha de origem no Hangouts, com a missão cumprida de ter destroçado a presença da Google neste sector (por muito que continue a tentar impingir à força os serviços de chat e videoconferência integrando-os no Gmail).

4 comentários:

  1. Atenção que se activarem isso vão perder a funcionalidade de gerar previews de links no cliente web. Isto implica se por exemplo enviarem um link de YouTube no cliente web (no cliente de telemóvel continua a funcionar como antes) o receptor vai receber apenas o link que é totalmente críptico sem o preview do vídeo a indicar o que se trata. Tive alguns meses na beta do multi-device e acabei por sair da beta devido a esta grande limitação.

    ResponderEliminar
  2. E continua a limitação de somente se puder usar em 1 só smartphone, aí contrário da concorrência.
    Partilho o mesmo sentimento de incredulidade daquilo que o Google fez com o Hangouts.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Para resolver parcialmente a situação uso o modo "Desktop site" no segundo telefone android e acedo por web. Não é perfeito mas é melhor que nada

      Eliminar