2021/11/28

Windows com OneDrive integrado enfrenta queixas na Europa

Várias empresas apresentaram uma queixa formal contra a Microsoft a propósito da integração do OneDrive no Windows e o Teams no Office 365.

A Nextcloud e uma coligação de empresas europeias estão a querer fazer ressurgir velhos pesadelos à Microsoft, equiparando a situação do que se passa com a integração do OneDrive no Windows 10 e Windows 11 ao cenário que se vivia quando o Windows contribuía para a proliferação do Internet Explorer como browser mais popular - e que na Europa levou à obrigatoriedade de apresentação de uma janela com sugestão de browsers alternativos. Uma queixa também replicada pela Slack a propósito da integração do Teams no Office 365.

O objectivo será exactamente o mesmo que se teve nessa altura, impedir que a MS consiga ter uma vantagem injusta sobre os concorrentes ao fazer a promoção automática dos seus próprios serviços cruzados, fazendo com que grande parte dos utilizadores nem sequer tenha necessidade de explorar se existem soluções alternativas. Algo que pode fazer com que a MS seja forçada a não incluir estes serviços de origem com o Windows / Office ou, novamente, ser forçada a apresentar uma lista de várias alternativas para que os utilizadores escolham entre elas.

Não menos importante, talvez fosse interessante abordar também a questão da MS estar a dificultar absurdamente a utilização de um browser alternativo no Windows 11, que é algo que poderá ser ainda mais grave a médio e longo prazo, caso a MS decida começar a aplicar o mesmo tipo de táctica a outras apps e serviços.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Há muito que uso Dropbox e desconfio que algures no código fonte do Windows, possam existir rotinas que retirem performance fazendo até estourar por vezes a aplicação da Dropbox.

    ResponderEliminar
  3. Acho curioso que nao se comente o mesmo das tecnologias no telefone. Temos o google drive por exemplo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O google drive não vem instalado por default no meu, e todos os outros têm boa integração, mas acredito que noutros modelos possa não ser o caso

      Eliminar
  4. O poder que a microsoft tem e o alcance é assustador, mais assustador é ver empresas até na área da tecnologia a proclamar como o teams é excelente e nem conhecem alternativas...quando me dizem que o teams é bom até me dá arrepios

    ResponderEliminar