2021/12/06

Apple combate formas de pagamento fora das apps na Rússia

A Apple está a processar o regulador anti-monopólio na Rússia para não deixar mostrar formas de pagamento alternativo nas apps na App Store.

Quando se pensava que a Apple já se tinha resignado a fazê-lo, eis que chega uma notícia inesperada, de que afinal vai processar o regulador anti-monopólio na Rússia, que tinha exigido que a Apple permitisse aos developers apresentar formas de pagamento alternativo nas suas apps.

A situação é um pouco confusa porque, em Agosto, também a Coreia do Sul fez exigência idêntica e a Apple, pouco depois, disse que iria aplicar as novas regras a todos os países e não só à Coreia do Sul. Não estamos a falar das apps apresentarem formas de pagamento alternativos, mas tão somente poderem indicar aos utilizadores de que existem formas de pagamento externas, que poderiam usar para escapar às comissões cobradas pelas lojas de apps.

Talvez a exigência russa tenha algumas ligeiras diferenças que não agradem à Apple, que inexplicavelmente também parece estar a planear continuar a cobrar uma comissão mesmo quando um pagamento for feito fora da App Store. Mas será um caso para acompanhar, pois os resultados poderão também ditar alterações que posteriormente se alastrem a outros países.

1 comentário: