2021/12/30

Notícias do dia

T- Mobile com nova vaga de ataques SIM Swap; Tesla recolhe 500 mil automóveis por problemas no fecho da bagageira; que smartphones Samsung vão receber Android 12; e hackers ao ataque dos sistemas 2FA.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já está a decorrer o nosso mega-passatempo Natal 2021 - 31 dias de prendas no AadM. Participa e partilha!

Telescópio James Webb com combustível "a mais"

O telescópio espacial James Webb ainda tem semanas pela frente até chegar ao seu destino e realizar todas as manobras para ficar operacional, mas a NASA já veio dar boas notícias dizendo que o telescópio ficou com combustível a mais para superar o objectivo oficial de 5-10 anos em funcionamento.

Isto porque o lançamento feito pelo Ariane 5 foi "perfeito", colocando-o na trajectória ideal para atingir o seu destino sem necessidade de fazer as correcções que eram esperadas. Essa poupança poderá representar anos adicionais de funcionamento. Ainda assim, será difícil superar o feito do Hubble, que deveria durar 15 anos e continua a funcionar passados 30 anos - se bem que contou com missões de assistência intercalares, coisa que o James Webb não terá, por estar posicionado num ponto bastante mais distante.


Incêndio na Canoo após teste de bateria

A Canoo enfrentou um incêndio nas instalações após ter realizado um teste de baterias; mas não da forma que se poderia imaginar.

A empresa - que tem uns dos veículos eléctricos com design mais original - realizou um teste destrutivo de um módulo de baterias e tudo correu como estava previsto. No entanto, depois do teste, o módulo de baterias foi indevidamente colocado num recipiente selado, que permitiu a acumulação de gases e levou à deflagração de um incêndio, quando estava no interior de outro veículo.


Covid-19 leva à suspensão de chips Samsung e Micron na China

Os encerramentos que estão a ser feitos por conta da pandemia Covid-19 na China obrigaram à suspensão da produção de chips de memória da Samsung e Micron na região de Xian.

A situação é particularmente gravosa para a Samsung, já que estas fábricas eram responsáveis por quase metade da sua produção de chips NAND, utilizados nos SSDs. Ou, posto de outra forma: preparem-se para potencial aumento em breve dos módulos de memória e SSDs.


BMW, IBM, Panasonic, e Mercedes também abandonam CES 2022

O número de desistências no CES 2022 não pára de aumentar, desta vez com a BMW, IBM, Panasonic, e Mercedes, que também anunciam que tendo em conta o cenário crescente de Covid-19 na variante Omicron, optam por abandonar os planos para eventos presenciais no certamente, dedicando-se exclusivamente a apresentações virtuais.

Este lote junta-se a outros nomes de peso que também anunciaram medidas idênticas, como Intel, AMD, GM, Google, T-Mobile, Amazon, Meta, Waymo, e outras - fazendo com que a insistência dos organizadores em promover o evento presencial pareça estar prestes a resultar num evento bastante desfalcado.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira máquina arcade da SEGA foi o simulador de submarinos "Periscope" em 1966, que usava sistemas mecânicos para movimentar navios e efeitos de luz para representar torpedos disparados pelos utilizadores.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)