2021/12/29

Waymo prepara veículo autónomo sem volante

A Waymo está a desenvolver um veículo autónomo pensado de raiz para o transporte de pessoas, dispensando elementos como o volantes.

Depois de ter passado os últimos anos a desenvolver o seu sistema autónomo usando carros convencionais adaptados com os sensores e tecnologias necessárias, a Waymo quer criar o seu primeiro carro a partir do zero com o pressuposto de que irá ser usado exclusivamente para circulação autónoma. E para parceiro escolheu a Geely, a empresa chinsa que detém a Volvo, Lotus e Smart.

Ao contrário dos Jaguar I-Pace e carrinhas Chrysler Pacifica, que foram criadas com o pressuposto de que haveria um condutor humano, este novo veículo colocará no topo das prioridades coisas como o conforto e facilidade de acesso dos passageiros - contando com bancos ajustáveis individualmente, amplo espaço para as pernas e cabeça, chão completamente plano, e abdicando do pilar B para fácil entrada e saída.
No entanto, tudo isto ficará subjacente aos requisitos da legislação em vigor, que poderá exigir alguma forma de controlo manual - ou ser acomodada para contemplar a existência deste tipo de veículos que, seguramente, se irá tornar cada vez mais frequente no futuro. Afinal, já temos empreasas a fazerem viagens autónomas de camiões sem qualquer humano a bordo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]