2021/12/29

Notícias do dia

Disney+ lidera séries pirateadas de 2021; Oppo Find X 5 com módulo de câmaras assimétrico; LastPass assegura utilizadores que não foram roubadas passwords; 50 dicas para multitasking no iPad; FBI revela que dados consegue obter das apps de mensagens.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já está a decorrer o nosso mega-passatempo Natal 2021 - 31 dias de prendas no AadM. Participa e partilha!

LG revela TVs OLED EX melhoradas

A LG aproveitou o CES 2022 para apresentar a sua nova geração de televisores OLED EX, que prometem maior qualidade e luminosidade. Se os actuais painéis OLED já são capazes de produzir imagens impressionantes, estes novos paineis OLED EX (Evolution / eXperience) irão surpreender os espectadores ainda mais.

Os OLED EX têm brilho melhorado em até 30%, contam com margens reduzidas de 6 mm para 4 mm, e novo algoritmo de controlo que analisa o nível de utilização de cada subpixel individualmente, para que o televisor possa manter a melhor qualidade de imagem durante o máximo de tempo possível, independentemente do tipo de conteúdos que são vistos. A LG começará a fabricar estes painéis em volume no 2º trimestre de 2022, com os primeiros televisores OLED EX a deverem chegar ao mercado pouco depois.


Primeira viagem de camião autónomo sem humanos em estrada pública

A empresa TuSimple anunciou ter realizado a primeira viagem de camião autónomo em estradas públicas sem qualquer humano a bordo. É o resultado de vários anos de testes neste percurso de 128 km entre um entreposto ferroviário em Tucson e um centro de distribuição em Phoenix, no estado do Arizon nos EUA.

Toda a viagem foi feita em modo 100% autónomo, ao longo de 1 hora e 20 minutos, marcando mais um importante passo para o sector da automatização dos transportes rodoviários, que poderá revolucionar o sector. Mas para isso será preciso aguardar mais um pouco, pois a empresa pretende passar mais um ano a desenvolver o seu sistema, e só disponibilizá-lo comercialmente em 2024.


HDMI 2.1a vem trazer mais confusão

Com o HDMI 2.1 a ser um verdadeiro pesadelo para os consumidores, o consórcio HDMI complica ainda mais as coisas com o HDMI 2.1a. Esta revisão adiciona funcionalidades relacionadas com o HDR, mas que à semelhança das novas capacidades do HDMI 2.1, serão inteiramente opcionais.

Ou seja, será perfeitamente possível estar a comprar produtos HDMI 2.1 e 2.1a que, na verdade, nada de melhor têm face ao HDMI 2.0 comum. Parece que os responsáveis pelo HDMI estão a fazer todos os possíveis por acabar com todas as expectativas de que o HDMI 2.1 significasse alguma coisa ou desse qualquer garantia de funcionalidades melhoradas aos consumidores e fabricantes.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O HDMI foi criado em 2002, e pretendia ser uma evolução do DVI, com mais capacidades, ficha mais pequena, e suporte para áudio.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)