2021/12/21

Tesla remove preço do Roadster e aplica baterias de 2017 aos Model 3 usados

Os clientes que já sinalizaram o futuro Tesla Roadster têm novos motivos para ficarem preocupados, pois a Tesla removeu o preço que indicava no seu site.

O Tesla Roadster é mais uma das promessas fora de prazo por que Elon Musk se tem tornado bastante conhecido. O hiper-poderoso Roadster foi revelado em 2017 com a indicação de que chegaria ao mercado em 2020(!) - mas como bem se sabe, estamos prestes a entrar em 2022 e ainda não há qualquer data concreta para que o Roadster se torne realidade. Mas se para a maioria das pessoas isso será mais uma curiosidade da marca a juntar a tantas outras, para aqueles que já sinalizaram o carro e o aguardavam para 2020, as coisas começam a complicar-se.

A Tesla removeu a indicação do preço do Roadster do seu site, tanto da versão base de 200 mil dólares como a Founders Series de 250 mil dólares.

Uma situação que, compreensivelmente, faz recear que a Tesla se prepare para uma nova ronda de "chantagem" sobre os compradores iniciais, tal como aconteceu com os mais recentes Model S: em que tem adiado indefinidamente as entregas a quem comprou o carro pelo preço originalmente indicado, a não ser que paguem o ajuste de preço para o valor superior que foi actualizado posteriormente. Com os anos a passarem e provavelmente custos adicionais, não será descabido imaginar uma repetição desta táctica.

Além disso, as coisas parecem andar muito estranhas na Tesla por estes dias. A marca tem estado a vender Model 3 usados de 2021 que poderão ter packs de baterias de 2017! Um cenário bastante estranho que, mesmo com a situação da falta de componentes, se arrisca a causar graves danos a nível da confiança na empresa - será mesmo justificado que, para carros novos, tenha que andar a desenrascar packs de bateria com quase meia-década?

Talvez os 11 mil milhões de dólares em impostos que Elon Musk diz que vai pagar este ano estejam a ter efeitos secundários adversos a nível das decisões na empresa.

14 comentários:

  1. Carlos,

    Os impostos a pagar em nada tem a ver com a empresa, dado que como sabes resultam das vendas das acções dele - que por sinal até ficou com mais acções do que tinha antes da venda.

    Esse é uma conversa estranha aqui no post.

    Quanto ao resto são opções mas que provavelmente se devem à escassez dos componentes, pelos essa das baterias que é de facto muito esquisito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, acções que ele vendeu que eram dele, e que ao fazer lo deve ter baixo temporariamente o seu valor mas já deve ter estabilizado.
      A meu ver ele vendeu por estar a lutar contra a ma publicidade que tem recebido nos últimos tempos como um milionário que não paga impostos.

      Já agora tu podes ser o homem mais rico do mundo e no entanto não ter dinheiro, mas sim acções, que só valem dinheiro quando são vendidas e só são taxadas quando são vendidas com ganhos

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  2. Ainda não entendi qual o sentido de carros elétricos, porquê da sua existência, ora vejamos... As baterias tanto a fabricar como a "reciclar" são caras e mais poluentes que fazer um carro a gasóleo e manter o mesmo durante mais de 20 anos... O estado cobra valores colossais para recarregar carros elétricos nos pontos de carregamento, tanto paga quem leva mais ou menos, um preço que ronda os 50 a 70 euros... É ridiculo estarmos a falar de 200000 ou 250000 euros ou dólares, por este valor compro uma casa ou sustento uma família durante anos... Tenho o meu velho Mercedes, gasta mais gasóleo que um carro normal sim, mais 1 litro aos 100km, pesa mais de 1500kg... Por segurança pois é feito mesmo de chapa e não de plástico, já está pago e leva-me para todo o lado... No dia que toda a agricultura e indústria pecuária e pescas for inteiramente elétrica, eu penso em comprar um carro elétrico... Elon Musk não é o culpado, somos todos nós por andarmos atrás da moda e coisas de plástico e não dar atenção ao que realmente merece atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que acompanhar a evolução. Já saíram vários estudos onde foi provado que poluem menos. Ao mesmo tempo carregar em casa fica mt mais barato. Podes fazer 100km por 1,5€.
      Além disso o facto de ser metal não o torna mais seguro. Já mts vezes se falou desse tema.

      Eliminar
    2. Xiiii, é para comentar? Ninguém obriga ninguém a mudar para carro electrico! O motor de combustão está a bater o pico de desenvolvimento! Tecnologia em fim de vida! Só aproveita 40% da energia da gasolina! A tecnologia das baterias é muito embrionária, apareceu com a tesla. (Claro que havia baterias antes, mas não eram viáveis para a indústria automóvel). Eu considero o carro electrico muito superior, nem estou a falar de economia!

      Eliminar
  3. Só tem o que merece quem confia nesta marca e dá pré-depositos para sucata como esta. A Tesla dentro de cinco anos será uma marca de automóveis de reduzida dimensão e importância e os accionistas terão perdido 80% do valor das suas acções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouve-se essa choradeira há anos, e no entanto… ;)

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  4. Uma pessoa que começou do 0 e usa o dinheiro dele para pagar ordenado a milhares de pessoas e desenvolve tecnologia para todos nós! Baixou o preço da colocação de satélites em orbita, mudou a mentalidade do carro electrico, esta a desenvolver uma nova tecnologia de internet em qualquer lugar do mundo... Entre outros projecto em que toda a humanidade vai ganhar

    ResponderEliminar
  5. Não começou do 0. Boas heranças que teve

    ResponderEliminar