2022/01/10

Dash cams BlackVue revelam localização e vídeo a todo o mundo

Quem usar uma dash cam BlackVue com LTE e ligação à cloud deles, poderá não saber que está a divulgar a sua localização e vídeo da sua câmara a todos os que utilizarem a app da marca.

Num mundo onde os desleixos com a privacidade já deram origem a inúmeros casos mediáticos, a BlackVue parece continuar a achar que divulgar a localização e vídeos dos seus clientes é uma funcionalidade e não um bug. A empresa comete a proeza de assumir que os clientes das suas câmaras LTE querem partilhar a localização e o stream das suas câmaras com todo o mundo, a não ser que desactivem isso expressamente. O resultado: qualquer pessoa pode ter acesso a dezenas ou centenas de câmaras, espalhadas pelo mundo, em tempo real.
Há até casos de carros de polícia e de ambulâncias que podem ser acompanhados em tempo real, para além de todos os automóveis de particulares. E como se ver os vídeos destes veículos e a sua localização não fosse já suficientemente preocupante, temos o caso de câmaras com suporte para comunicação áudio bi-direccional, o que permite escutar tudo o que está a ser dito nos veículos, e até falar com as pessoas.

Facilmente se poderá imaginar o que será alguém estar a conduzir e começar a ouvir uma pessoa a falar consigo, podendo ver o que se passa na estrada e sabendo a sua localização exacta.

Ainda mais estranho é que isto está a acontecer há vários anos, mas a empresa mantém a sua posição de que não há nada de errado, e que os utilizadores podem simplesmente desactivar isto se não quiserem partilhar estes dados.

1 comentário: