Num mundo onde os desleixos com a privacidade já deram origem a inúmeros casos mediáticos, a BlackVue parece continuar a achar que divulgar a localização e vídeos dos seus clientes é uma funcionalidade e não um bug. A empresa comete a proeza de assumir que os clientes das suas câmaras LTE querem partilhar a localização e o stream das suas câmaras com todo o mundo, a não ser que desactivem isso expressamente. O resultado: qualquer pessoa pode ter acesso a dezenas ou centenas de câmaras, espalhadas pelo mundo, em tempo real.
Há até casos de carros de polícia e de ambulâncias que podem ser acompanhados em tempo real, para além de todos os automóveis de particulares. E como se ver os vídeos destes veículos e a sua localização não fosse já suficientemente preocupante, temos o caso de câmaras com suporte para comunicação áudio bi-direccional, o que permite escutar tudo o que está a ser dito nos veículos, e até falar com as pessoas.The app is free to sign up to there’s no email verification, download app and you too can tap into Random dashcams even ones in motion pic.twitter.com/NDL9gSa5GU
— Andy Gill 🏴 (@ZephrFish) January 9, 2022
Facilmente se poderá imaginar o que será alguém estar a conduzir e começar a ouvir uma pessoa a falar consigo, podendo ver o que se passa na estrada e sabendo a sua localização exacta.
Ainda mais estranho é que isto está a acontecer há vários anos, mas a empresa mantém a sua posição de que não há nada de errado, e que os utilizadores podem simplesmente desactivar isto se não quiserem partilhar estes dados.
Até fiquei a bater mal...
ResponderEliminar🤯🤯🤯