A pickup eléctrica F-150 Lightning da Ford é um dos modelos eléctricos mais aguardados nos EUA, mas apesar da Ford já ter prometido duplicar a (reduzida) produção nos primeiros anos, as coisas têm estado fora de controlo, com alguns concessionários a inflacionarem drasticamente os preços para os clientes que as quiserem mais rapidamente. Agora a Ford tenta travar essa tendência.
A Ford está a contactar os concessionários dizendo que se arriscam a não receber qualquer unidade caso não pratiquem os preços recomendados, mas a sua táctica para evitar preços abusivos não se fica por aí e também se poderá aplicar aos próprios clientes: a Ford quer que os clientes assinem uma cláusula que impede a revenda do veículo durante o primeiro ano.
Infelizmente isto não é algo exclusivo à Ford. Até em coisas como placas gráficas e consolas de jogos, que têm tido stock limitado, se assiste a este fenómeno de pessoas que as compram com o único intuito de as revenderem logo de seguida por um valor superior. E mesmo a nível dos carros, também outras marcas têm enfrentado problemas idênticos nos seus eléctricos.
Here's a story. I was originally going to get a @MercedesBenzUSA EQS 580. Even had one reserved and ready for pickup. The dealer called to inform me there was a $50k (not a typo) markup on the car. I passed. Infer what you will about the dealer model protecting consumers. https://t.co/XIbzdzB5CX
— Jon Rettinger (@Jon4Lakers) December 29, 2021
Resta esperar que ao longo deste ano a situação da falta de chips que tem originado muitos destes problemas de produção seja resolvida, e as coisas regressem à normalidade.
Infelizmente este cenário ocorre em todos os recursos de elevada procura e no mercado livre, a começar pelo que se vê na "estupidificação" do mercado imobiliário durante os últimos anos. Alimentar monopólios e especulações? Não obrigado!
ResponderEliminar