2022/01/11

Google acusa Apple de discriminar SMS

A Google está a acusar a Apple de discriminar os adolescentes sem iPhone, ao diferenciar as mensagens SMS em balão verde das mensagens iMessage em balões azuis.

Em mercados como os EUA, onde a Apple tem percentagem significativa de mercado, o uso de smartphones Android tem muitas vezes servido como forma de segregação social entre adolescentes que usam iPhones. Isto porque esses utilizadores são imediatamente diferenciados ao tentarem manter conversas em grupo usando SMS, que entre iPhones são geridas via iMessage. Uma diferenciação que muitas vezes nem será feita por "má-vontade", com os adolescentes a queixarem-se que isso acaba por ser feito de forma implícita por essas mensagens em grupo perderem funcionalidades do iMessage quando existem participantes com Android.


Por outro lado, podemos ver isto apenas como mais uma fase da campanha de pressão da Google sobre a Apple, para que esta adira ao RCS, sendo que ainda recentemente a Google se deu ao trabalho de tentar adicionar alguma compatibilidade adicional com as reacções no iMessage.

No entanto, há que relembrar que a Google será a última empresa que poderá falar de serviços de mensagens, bastando olhar para o seu historial de serviços de mensagens lançados e cancelados, e que ainda agora parecem não ter qualquer rumo definido. Por outro lado, não nos podemos esquecer da má-fé da Apple neste caso, que originalmente teve o serviço iMessage anunciado pelo próprio Steve Jobs como sendo "open-source", mas que deliberadamente impediu a sua expansão para o Android como forma de prender os utilizadores no iOS.

Ultimamente, esta "ganância" da Apple acabará por lhe custar caro. Teria sido extremamente fácil permitir a expansão do iMessage ao Android e tornar-se no maior, ou num dos maiores serviços de mensagens. Ao querer manter-se fechada no iOS, apenas permitiu que serviços concorrentes multi-plataforma ganhassem dimensão. É que as bolhas azuis de que a Apple tanto gosta, rapidamente rebentam assim que qualquer utilizador com iPhone precisa de comunicar com outras pessoas sem iPhones.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Para mim tem lógica esta diferenciação de cor. Quando recebo sms's de alguém fora de Portugal, sei que se a mensagem for azul posso responder sem gastar dinheiro porque esta vai ser enviada pela net e não por sms. Ao contrário, se for verde sei que a sms me vai ser cobrada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na EMEL a zona vermelha tb sai mais caro que a zona verde...

      Eliminar
  3. Tenho pena que o Google tenha desistido do Allo que tinha algumas funcionalidades que ainda não existem em nenhuma App de mensagens instantâneas (como por ex o tamanho de texto variável), mas em termos de funcionalidade o Telegram está bem mais à frente que qualquer um dos outros (por ex editar uma mensagem já enviada porque tinha um erro ortográfico ou palavra inadvertidamente trocada pela escrita inteligente - que tb dava muito jeito aqui nestes comentários), por isso tenho estado a usar cada vez mais o Telegram.

    ResponderEliminar