2022/01/07

Google perde ajuste de volume em grupo de colunas para a Sonos

A guerra de patentes entre a Sonos e Google vai impedir que a Google ajuste o volume em grupos de colunas em simultâneo.

A Sonos venceu o processo de patentes contra a Google, que fica impedida de importar produtos para os EUA a não ser que remova certas funcionalidades - e que, para piorar a coisa, também irão ser aplicadas aos produtos existentes. Significa isto que muitos utilizadores irão ver um retrocesso nos seus produtos.

As alterações que mais se irão fazer sentir são o ajuste de volume, deixando de ser possível ajustar o volume de múltiplas colunas em simultâneo. Os utilizadores terão que ajustar o volume de cada coluna individualmente. Também deixará de ser possível ajustar o volume das colunas usando os botões de volume de um smartphone.

Não ignorando o valor que as patentes têm para proteger os inventores, interrogo-me se realmente faz sentido que se permita pantentar algo como um "ajuste de volume", quer seja usando os botões de um smartphone, quer seja aplicando-se a um grupo de colunas. Mas o que é certo, é que parece ser este o mundo em que vivemos, e onde as actualizações que se espera que tragam novas funcionalidades, também as podem remover a qualquer momento.

2 comentários:

  1. A questão aqui é de plena justiça. A Google literalmente furtou código fonte no seguimento de uma parceria que tudo indicaria vir a ser um "casamento" feliz com a Sonos, até que a Google virou costas e prosseguiu sem cumprir os acordos previamente assinados.

    Também não concordo muito com certos tipos de patentes, mas neste caso de luta entre "David e Golias", o Golias lá levou uma pequena pedrada, embora todos saibamos muito bem que não será este pequeno arranhão que irá fazer tombar a Google.

    Mas algum tipo de indemnização deveria ser considerada.

    Vejamos como irão ser os próximos capítulos desta novela...

    ResponderEliminar
  2. Vivemos tempos únicos sem dúvida!! What a time to be alive!

    ResponderEliminar