2022/01/05

Óculos VR da Apple deverão usar 3 ecrãs

Os óculos VR da Apple deverão usar vários ecrãs, para melhorar a resolução e campo de visão envolvente.

Os últimos rumores apontam para que a Apple esteja a explorar o uso de um sistema mais complexo nos seus futuros óculos VR, optando por usar três ecrãs em vez dos dois habituais. Pelo que é dito, o objectivo é ter um campo de visão e resolução diferenciado, com um ecrã a proporcionar uma imagem abrangente mas com menor resolução, e dois ecrãs na zona central para cada olho, para criar uma imagem de alta-resolução.

O sistema é apresentado como inovador, mas na verdade parece replicar apenas aquilo que a Varjo já estava a fazer em 2019 com os seus óculos VR com "resolução da realidade".
Já na altura, estes óculos usavam ecrãs de 1440x1600 para cada olho, com um micro-display FHD de 3000 ppi na zona central para melhorar a densidade visual.

Claro que há a diferença de que os óculos da Apple supostamente irão funcionar de forma independente sem necessidade de estarem ligados a um PC externo, o que por si só representa uma grande diferença. Mas, até que seja possível usar ecrãs de alta-densidade para preencher todo o campo de visão (outros rumores indicavam a utilização de ecrãs 8K), esta poderá ser a melhor opção da Apple para criar uns óculos VR que surpreendam os utilizadores e escapem ao efeito pixelizado de baixa resolução que continua a atormentar a maioria dos óculos VR actuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)