2022/01/13

PCIe 6.0 finalizado promete velocidades de 128 GB/s

O PCI Special Interest Group (PCI-SIG) já finalizaou as especificações para o PCIe 6.0, que volta a duplicar as transferências face ao PCIe 5.0.

Enquanto ainda se aguarda pela chegada de SSDs PCIe 5.0 ao mercado, capazes de atingir velocidades efectivas superiores a 13 GB/s, já podemos olhar para o que virá a seguir com o PCIe 6.0.

O PCIe 6.0 duplica as velocidades, permitindo transferências de 8 GB/s por canal, o que significa que um slot PCIe 6.0 x16 permitirá atingir transferências de 128 GB/s!
A grande novidade desta versão é que, para permitir tais avanços sem se aumentar a frequência da transmissão de dados, a sinalização passará de binária pura para um sistema PAM4 que utilizará tensões diferentes para permitir a transmissão de 2 bits por cada ciclo - um pouco ao estilo das memórias flash MLC NAND, que guardam maior quantidade de dados utilizando diferentes níveis. Com isto também se tornam mais susceptíveis a erros, pelo que o PCIe 6.0 também incluirá, pela primeira vez, um sistema de correcção de erros para reduzir essa eventualidade.

Tal como aconteceu em todas as evoluções de PCI anteriores, ainda deverá demorar um par de anos até o PCIe 6.0 chegar em produtos ao mercado (os primeiros só são aguardados para 2023), e depois ainda se terá que esperar um pouco mais por dispositivos que realmente tirem o máximo partido da suas capacidades.

2 comentários:

  1. Carlos, há uma gralha:
    "(os primeiros só são aguardados para 2013)"

    ResponderEliminar
  2. Claro, ainda nem o 5 temos qto mais o 6... ja parece o Wifi 6 q ainda agora recebeu mais um "update"... andam sempre com a carroça à frente dos bois... e depois é tudo a preços simpaticos...

    ResponderEliminar