2022/01/12

Raspberry Pi detecta malware usando ondas electromagnéticas

Investigadores criaram um sistema de detecção de malware através de ondas electromagnéticas que corre num Raspberry Pi.

No passado já vimos casos de espionagem que usavam ondas electromagnéticas para recuperarem informação de equipamentos electrónicos, mas desta vez temos um projecto que usa o mesmo conceito para detectar coisas indevidas. Em vez de depender de um sistema anti-virus instalado no próprio computador, este sistema analisa as ondas electromagnéticas geradas pelo funcionamento de um CPU para detectar a execução de malware.

Como todo o sistema funciona de forma externa, não há forma do malware ou atacante saber que foi detectado, e também significa que não há qualquer impacto no desempenho da máquina. Mas o mais surpreendente é que a equipa diz que o seus sistema conseguiu identificara malware com uma precisão de 99.82%.

Talvez um dia isto seja algo que possa estar integrado em routers WiFi, fazendo com que não só possibilitem comunicações wireless, como também possam servir para dar o alerta caso sejam detectadas assinaturas electromagnéticas de potencial malware a correr em computadores ou dispositivos IoT.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)