2022/01/10

Tesla FSD pode não parar nos STOP

A Tesla tem vários perfis de utilização para o modo FSD (beta), e um deles pode simular os humanos demasiado bem e nem sequer parar completamente nos sinais STOP.

Tal como há condutores humanos que conduzem de forma mais tranquila ou mais agressiva, também o modo FSD (Full Self Driving) da Tesla dá aos condutores a possibilidade de ajustarem a agressividade do sistema de condução autónoma. Uma agressividade que acaba por ser necessária em regiões onde o resto dos condutores não mostra grande tolerância por condutores mais pacíficos, e onde de outra forma um Tesla em modo FSD poderia ficar eternamente à espera para entrar numa via rápida ou num entroncamento.

O curioso é que numa das últimas versões este modo "assertivo" ganhou também a capacidade para passar sinais STOP sem parar completamente, replicando aquilo que a maioria dos condutores humanos faz na maioria dos sinais STOP.


Sem dúvida que é interessante e poderia beneficiar o fluxo do tráfego, mas será curioso se um destes dias tivermos um caso de um polícia multar alguém por não ter parado completamente num STOP, e o condutor argumentar que a culpa é do FSD. (Dica: é o condutor que tem a responsabilidade sobre o funcionamento do carro, pelo que não é provável que a desculpa funcione.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)