2022/02/03

AirTags silenciados à venda na net

A Apple prepara-se para enfrentar nova vaga de abusos com os AirTags, com a chegada de AirTags silenciosos.

Os AirTags têm dado que falar por estarem a ser usados para seguir pessoas e veículos. A Apple implementou vários sistemas para tentar reduzir a utilização abusiva, sendo que uma delas fazia o AirTag apitar no caso de estar demasiado tempo longe do "dono" para denunciar a sua posição, mas o mercado também reagiu em conformidade.

Estão a sugir em vários mercados online, como o Etsy e Ebays, AirTags silenciados com o buzzer removido ou desactivado.
O tempo para os AirTags apitarem já tinha sido reduzido pela Apple para fazer face aos potenciais usos abusivos, mas com a desactivação desta capacidade essa medida deixa de ter qualquer efeito prático. E, uma vez que o objectivo legítimo é o de ajudar a encontrar coisas, e onde o som é um precioso aliado, estes modelos silenciosos fazem antever que o seu propósito seja exactamente o de seguir pessoas sem o seu consentimento - embora ainda possam existir alguns casos em que se possa imaginar o uso legítimo.
Por exemplo, para quem quiser deixar um no carro para o seguir em caso de roubo, também terá que lidar com o facto dos "apitos" alertarem os potenciais ladrões ao fim de um dia. Este seria um potencial uso legítimo em que seria vantajoso manter um AirTag silenciado.

Veremos se a Apple não utiliza isto como desculpa para bloquear o seu hardware ainda mais de modo a impedir alterações...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)