2022/02/03

SSDs PCIe 5.0 só para 2024

Os consumidores terão que aguardar até 2024 para terem acesso aos SSDs PCIe 5.0 capazes de transferir 14 GB/s.

Embora vários fabricantes já estejam a mostrar as vantagens dos SSDs PCIe 5.0 - que permite o dobro das transferências face ao PCIe 4.0 - a Silicon Motion, que fabrica alguns dos controladores mais populares para SSDs, veio dizer que só espera que os SSDs PCIe 5.0 para consumidores finais cheguem ao mercado em 2024.

Uma notícia que irá frustrar aqueles que já iam antevendo a aceleração dos seus PCs. É que embora também a Samsung tenha mostrado um SSD PCIe 5.0, a verdade é que se trata de um modelo que será destinado ao segmento dos servidores e data centers. E tendo em conta o actual panorama de dificuldade de produção de chips, é natural que numa primeira fase as marcas se foquem nesse segmento, antes de se expandirem para modelos destinados ao grande público, lá para 2024, como diz a Silicon Motion.

Portanto, mesmo para quem estiver a meio de um upgrade e a contemplar a compra das gerações mais recentes de CPUs Intel e AMD para ter acesso ao PCIe 5.0, não valerá a pena adiarem ou ficarem a aguardar pela chegada de um SSD PCIe 5.0. Quando chegarem ao mercado já poderão estar a pensar em fazer o upgrade para a máquina seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)