2022/02/04

MS aposta nos canais Dev e Beta do Windows 11

A Microsoft revelou os seus planos para o programa Insider de desenvolvimento do Windows 11, esperando que mais pessoas adoptem as versões Dev e Beta.

O programa Insider da Microsoft é o que dá acesso às versões "beta" de desenvolvimento dos produtos, mas para este ano a MS quer que mais pessoas levem a sua "experimentação" um pouco mais além, optando pelas versões Dev e Beta.

Embora todas elas se destinem aos mais aventureiros que gostem de ter acesso a funcionalidades experimentais, cada uma das versões dá acesso a diferentes coisas:

A versão Dev é a versão de desenvolvimento mais "crua", onde a MS faz mais experiências e testes, podendo conter funcionalidades inacabadas ou que não funcionam, ou que nem sequer poderão vir a ser aprovadas para passagem para as versões finais. É também a versão mais arriscada, sendo por isso mais adequada a quem tem outros computadores a que possa recorrer no caso de algum bug mais complicado.

A versão Beta dedica-se à experimentação de funcionalidades que estão mais próximas de serem aplicadas à versão pública. Sendo o desenvolvimento desta versão feita em paralelo com a versão Dev, há funcionalidades que podem aparecer primeiro na versão beta sem que sequer tenham passado pela versão Dev.

A versão Release Preview destina-se aos Insiders que queiram correr menos riscos, funcionando como teste final antes do lançamento global de novas funcionalidades para a versão pública do Windows. Embora ainda possam ser detectados bugs, a probabilidade de problemas graves é bastante mais reduzida do que nas versões anteriores.

Dependendo do tempo e nível de feedback que estiverem dispostos a enviar, é só escolherem a versão que acham mais adequada. O registo no programa Insider pode ser feito por qualquer utilizador.

1 comentário:

  1. A questão é que sair pode ser uma dor de cabeça.
    Entrei no dev para ter o 11, queria passar para o beta, não deixa :/

    ResponderEliminar