2022/02/15

Alertas de saúde do Apple Watch ignorados por causa de notificações desactivadas

Temos mais um caso que demonstra a utilidade do Apple Watch a detectar alterações de condições de saúde - mas que apenas se tornam úteis se forem vistas pelos utilizadores.

Desta vez a história é um pouco diferente. Uma enfermeira australiana descobriu que tem uma condição rara de tiróide depois de ter ido ao médico, na sequência de vários meses em que se ia sentindo cada vez mais fatigada.

Só depois do diagnóstico, e sendo utilizadora de um Apple Watch, se lembrou de ir espreitar o relatório de saúde no seu iPhone e dados que vão sendo recolhidos - e foi aí que ficou surpreendida. A app de saúde no seu iPhone tinha vários alertas de anomalias detectadas, nomeadamente a de uma queda abrupta do seu VO2 max, detectada há meses atrás. Só que infelizmente ela tinha desactivado as notificações, e nunca viu esses alertas.
Os smartwatches podem ter papel fundamental para a detecção de problemas de saúde - como já tem sido demonstrado - e mesmo neste caso, mostra como é extremamente útil ter acesso a esse registo, que permite ver exactamente como e quando foram detectadas alterações significativas.

Sendo uma app que não chateia frequentemente com notificações, não há muitos motivos para que se desactivem as notificações da app Health. Mas, sabendo-se a sua importância, talvez se justifique que a Apple pudesse apresentar um relatório semanal ou mensal referente aos dados de saúde - ao estilo do que faz com o relatório de utilização do iPhone - para que mesmo quem não quisesse receber notificações no instante, pudesse ainda assim ser alertado para potenciais anomalias.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)