2022/02/22

Facebook lança Reels em todo o mundo - para competir com o TikTok

Depois de um lançamento limitado aos EUA, o Facebook expande o seu Reels anti-TikTok ao resto do mundo.

O TikTok apanhou os gigantes tecnológicos norte-americanos de surpresa, roubando o tempo de utilização que dantes era passado no Facebook, Instagram, e também YouTube. Todos se têm apressados a copiar o seu estilo e funcionalidades, com maior ou menor descaramento, e no caso do Facebook a sua arma contra o TikTok é o Reels.

Os Reels são dedicados a vídeos curtos, dizendo que são o tipo de formato que tem registado maior crescimento, tanto no Instagram como no Facebook, e que agora ficam disponíveis em todo o mundo.
Sabendo-se que o principal propósito é ter mais um meio de apresentar publicidade, o Facebook avança desde já com dois estilos de publicidade para o Reels, que aparecem sobre os vídeos mas sem os interromper, e esperando que a percentagem dada aos criadores dos vídeos seja suficiente para que se dediquem a criar estes vídeos nas suas plataformas em vez do TikTok (que tem recebido críticas quanto aos rendimentos que revertem para os criadores).

Não seria a primeira vez que uma funcionalidade copiada pelo Facebook acabasse por ter mais sucesso que na plataforma original que a criou criada, mas neste momento parece difícil que a replicação dos vídeos curtos seja capaz de roubar utilizadores ao TikTok. De qualquer forma, e tendo perdido utilizadores pela primeira vez, o Facebook não se pode dar ao luxo de ficar parado, e pelo menos mostra que ainda tem capacidade de copiar os seus concorrentes. Resta saber se isso será suficiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)