2022/02/15

Quantum Dots a caminho dos sensores de imagem

Investigadores estão a aplicar Quantum Dots aos sensores de imagem, prometendo uma revolução para as câmaras no futuro.

Temos ouvido falar dos Quantum Dots aplicados aos ecrãs, como forma de produzirem cores mais realistas e intensas; mas agora temos investigadores que os estão a usar "ao contrário" para melhorarem os sensores de imagem usados nas câmaras.

Os Quantum Dots são nano-partículas com características bastante peculiares, podendo ser afinadas para serem sensíveis a comprimentos de onda bastante específicos. Isso dá-lhes a capacidade de poderem gerar cores "puras", mas também permite que possam ser usados em sentido inverso, para as detectar. É precisamente nesse modo que investigadores lhes deram uso, para criar um sensor de imagem onde temos várias camadas de Quantum Dots para cada pixel.
Tradicionalmente, os sensores de imagem utilizam filtros de cor em cada pixel, o que reduz a sua resolução efectiva. E nos casos em que se usam sensores empilhados, cada um deles atenua a luz que chega à camada seguinte. Neste caso, os Quantum Dots reagem apenas ao comprimento de onda respectivo, não interferindo com a recepção nas camadas mais abaixo.

Ainda poderão passar-se anos até que tal tecnologia esteja apta a chegar ao mercado, mas considerando que as câmaras e qualidade de imagem são um dos elementos críticos nos dispositivos móveis actuais, seguramente não irão faltar interessados em explorar esta tecnologia e tentar obter vantagem sobre os concorrentes, o mais rapidamente possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)