2022/03/27

Automóveis Honda vulneráveis a ataques wireless

A Honda junta-se à lista dos fabricantes que parece não levar a sério a segurança nas chaves electrónicas dos seus automóveis.

Investigadores de segurança revelaram que diversos modelos da Honda são vuneráveis aos mais básicos ataques wireless, os chamados ataques "replay" em que são gravadas as transmissões das chaves e depois reproduzidas posteriormente quando o dono se afasta - podendo abrir as portas dos veículos e até colocar o motor em funcionamento.

Embora isto afecte modelos mais antigos, o mais preocupante é que também afecta modelos mais recentes, de 2020, e que a marca nipónica não fez nada para resolver o problema, apesar de já ter sido alertada há vários anos. E mesmo agora, com a notícia a tornar-se pública, diz que não tem qualquer plano para actualizar os modelos afectados e melhorar a sua segurança.
O sistema usado pela Honda também permite que as transmissões sejam modificadas, fazendo com que um comando de trancar as portas possa ser alterado e transformado num comando de abertura de portas - algo que há muito deveria ter deixado de ser possível, se fossem seguidas as regras básicas de segurança.

Com os automóveis a tornarem-se cada vez mais "computadores com rodas", será melhor que os fabricantes tenham também a noção de que com isso chega também a necessidade de disponibilizarem um sistema de actualizações remotas para lidar com os muitos bugs e falhas de segurança que inevitavelmente vão ter (como fica demonstrado neste caso).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)